quinta-feira, 16 de novembro de 2006

vegetarianismo, parte I

No post anterior eu disse que só comia massa há duas semanas. E a Jussara me perguntou se eu tinha visto o que o Dr. João Curvo falou sobre a dieta vegana no blog dele. Ela disse que alguns vegetarianos leram e ficaram revoltados.

Eu não conhecia o blog dele, mas achei pelo Google e li os posts sobre o veganismo. Os textos são muito ponderados. Ele não disse que as pessoas não devem seguir esse tipo de dieta, ele só disse que há riscos. E eu imagino que ele como médico deve saber que deficiência de nutrientes ocorre em qualquer dieta. Se você come carne, mas todos os dias come só arroz, bife e batata frita, sua saúde não vai ser perfeita. Quando ele fala em um "modelo alimentar que acaba fazendo mais mal do que bem", ele não está falando do veganismo, mas da pessoa que, ao se tornar vegana, substitui a proteína por pão, arroz, batata e salada. Quando ele diz que a pessoa fica "mais vulnerável a resfriados de repetição, anemia e queda de cabelos", ele não está falando do vegetariano, mas do vegetariano que deixa os produtos de origem animal e não os substitui corretamente. No primeiro post sobre o assunto, aliás, ele indica vegetais que são fontes de zinco, ferro e fala da B12. Os posts dele foram muito bons. São informativos, não estão julgando a dieta, apenas alertando para o que pode acontecer se não tomarmos cuidado e levarmos a alimentação a sério.

Uma dieta vegetariana estrita, aquela onde, além da carne você não come nenhum produto de origem animal, como ovos, leite e derivados e mel, é uma dieta complicada no início. Não acho bom mentir e dizer que é muito fácil, porque pra maioria das pessoas vai ser complicado. Não porque seja naturalmente complicado, mas porque nós não estamos acostumados a comer direito. Depois que você aprende a combinar os alimentos, a saber o que contém cada legume, fruta e verdura, fica mais simples.

O corpo não sente falta de carne, sente falta de nutrientes. A vitamina E que você ingere vai executar a função dela tenha ela vindo do fígado ou das castanhas. O organismo não vai reclamar se você preferir comer espinafre em vez de ovos. Mas, se não ingerir vitamina E, de fonte animal ou vegetal, você pode ter problemas na função reprodutora ou ter distrofia muscular.

A única coisa que não se consegue numa dieta vegana é a proteína B12. Não tem mesmo em produtos não-animais e é MUITO importante. O corpo faz um estoque por alguns anos, mas quem é vegano tem que fazer uma reposição. E aí tem que ter muito cuidado com o que realmente repõe a B12, porque uns dizem que o levedo de cerveja repõe, outros dizem que não. Na dúvida, procure um médico e siga a recomendação dele. Provavelmente ele vai te receitar a fonte de vitamina B12 que achar mais adequada. Você vai à farmácia com a receita e compra. Não é complicado.

Não há restrições ao vegetarianismo. Crianças, idosos e gestantes podem seguir uma dieta sem carnes e sem alimentos de origem animal, desde que sejam orientadas por um profissional. Agora, se você for a um médico e ele condenar o vegetarianismo, não confie nele. Ele é desinformado. As pessoas podem, sim, viver sem comer carne, ou eu, a Cíntia e todos os vegetarianos do mundo estaríamos mortos. Não estou morta, nunca passei mal por ser vegetariana, tenho boa disposição, não sinto dor de cabeça e nunca fico resfriada por mais de um dia. A avó dos meus primos é vegetariana há mais de 40 anos. Minha tia manteve uma dieta vegetariana na segunda gravidez dela e meu primo nasceu saudável, com peso e tamanho normais. O médico que não acredita no vegetarianismo deveria se preocupar em explicar esses milagres ao mundo.

A anemia, com a qual todos se preocupam, pode acontecer com qualquer pessoa, e às vezes não depende da dieta. Infelizmente, algumas pessoas têm uma tendência à anemia, e podem sofrer disso mesmo comendo carne todos os dias. Não confie num médico que diz que apenas comer fígado cura a anemia.

Quando eu disse que só comia massa há duas semanas, foi um post curtinho, não expliquei nada. Mas eu tenho comido muita massa, não me engorda, não me sinto pesada e eu não como só macarrão. Como com abobrinha, espinafre, cogumelos, tomate, ricota, brócolis, cenoura, soja e tudo mais.

Eu não sou médica, não sou nutricionista e não posso formular dieta pra ninguém que queira virar vegetariano, mas eu aprendi algumas coisas e me alimento melhor agora do que quando comia carne.

12 comentários:

  1. Pois é Renata,no caso da anemia , eue tenho uma hist. e é engraçado: qdo eu era criança e carnívora, eu tinha uma anemia, que foi mto difícil de curar; eu vivia tendo que tomar levedo de cerveja, entre outras coisas.Depois que parei de comer carne, nunca mais tive aquela anemia forte; eu ainda tenho anemia às vezes(acho que o meu caso é crônico), mas ela nunca cai a níveis drásticos; o meu nível de ferro no sangue é normal e tudo.Claro que tudo pode ser uma coincidência, mas o que acho é que cada organismo é um, e as pessoas que falam que quem não come carne é anêmico, é ignorante. Acho um absurdo pessoas que ficaram sem comer carne durante anooos, e depois tiveram que voltar, por recomndação médica! urgh!eu acho que não conseguiria, meu organimso já rejeita a carne.
    Seus posts ficaram ótimos; bem explicativos e sensatos.

    ResponderExcluir
  2. pois é, eu tb não entendo como é que a pessoa consegue voltar a comer carne depois de tanto tempo sem.

    eu nem consigo pensar em comer carne de novo, me embrulha o estômago. minha sogra e minha cunhada tb deixaram de comer carne vermelha e ave e comem só peixe. elas dizem que se tentam comer carne vermelha ou frango passam muito mal depois.

    acho um absurdo médico ficar com essa história que tem que comer carne vermelha pra curar anemia. acontece isso de ser um caso crônico, acontece de ter anemia quando se come carne vermelha e depois não ter mais quando se para de comer carne.

    é como vc falou, cada organismo reage de um jeito. e alguns tipos de anemia só se curam com medicação mesmo, infelizmente.

    é de morrer que o médico fique insistindo que a pessoa coma carne, sem nenhuma melhora, quando há remédios disponíveis.

    ResponderExcluir
  3. Então, tem um remédio mto bom pra anemia, que de vez em qdo eu tomo, qdo a coisa tá mto crítica, mas é raro isso acontecer; só se eu descuidar mto mesmo.Além de conter ferro, ele é cheio das vitaminhas e tal. Por isso digo que não há necessidade alguma de se voltar a comer carne em casos de anemia.Acho que uma pessoa que volta a comer carne, não tinha convicção daquilo que tava fazendo.

    Que bom que vocês conseguiram duas adeptas :).

    ResponderExcluir
  4. Ah, and at last but not least, eu me trato com Homeopatia, que tb me ajuda, e mto, a manter a anemia sob controle.

    ResponderExcluir
  5. É, isso que eu acho mais absurdo: existir remédio pra tratar a anemia e os médicos ainda ficarem nessa de mandar comer fígado.

    Meu avô teve problemas sérios no fígado, no fim da vida, e o médico proibiu totalmente de comer carne. Quando meu avô comia carne saía da realidade, delirava, não falava coisa com coisa.

    Eu tb me trato com homeopatia! Funciona super bem pra mim e pra todo mundo aqui em casa.

    ResponderExcluir
  6. Então, acabei de lembrar que estudos comprovam que a carne vermelha piora o mal de Alzheimer.

    Ah, que legal que vcs tb se tratam com Homeopatia; aqui em casa tb é todo mundo, e todo mundo é fã. Eu até cheguei a pensar que vc ia torcer o nariz,por causa do blog 'ninguém lê essa porcaria';achei que tivesse alguma coisa a ver, pq eu já a vi(a Fernanda) falando mal da Homeopatia várias vezes, tanto que até parei de ler. Mas claro, que não tem NADA a ver, só pq ele tá linkado aqui,não siginifica que vc tb não goste de Homeopatia,kkkkkkkkkk. Viagem mesmo da minha cabeça; é o complexo, acho; de tanto ouvir as pessoas falarem mal, até mesmo e principalmente sem conhecer. Esses dias mesmo tive que esculhambar finamente(é,pq minha educação não permite que eu esculhambe rodando a baiana) uma mulher que falou um monte de asneira no blog dela; geralmente não faço isso, mas não resisti, foi mais forte que eu. Ela falou tanta bobagem, que estava claro que ela NUNCA leu sobre Homeopatia, e não faz a menor idéia de como funciona.

    Nossa, mas hj estou verborrágica, no caso, escritorrágica;deve ser a TPM, e a falta do que fazer tb,rsrsrs.Tb estou precisando de uma vida social mais ativa, mesmo não tendo sapato de salto pra estrear,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. Quando meu irmão era pequeno as amígdalas dele inflamavam muito. Eu lembro que ele teve quatro crises fortes num ano, o pediatra disse que se ele tivesse mais uma era melhor operar.

    Até que minha mãe resolveu tentar com a homeopatia, o pai de uma amiga minha é homeopata. Meu irmão nunca mais teve uma crise como as que ele tinha, tomando os antibióticos mais fortes.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, para os alopatas é tudo na base do antibiótico e da cirurgia. Que eu saiba Homeopatas são contra a extração das amigdalas; a não ser em casos realmente necessários, claro.Mas pelo que vejo hj, a "necessidade" é criada pelo alopata, que lógico, sempre fatura com a cirurgia: tantas pessoas fazem, que parece que virou moda.

    Salve Hahnemann!, é o que sempre digo,rs.

    ResponderExcluir
  9. Acho que homeopatia só experimentando mesmo, pra ser contra ou a favor...

    ResponderExcluir
  10. É, ainda assim não conheço ninguém que tenha usado e não gostado... às vezes não gostam do médico, mas aí é beeem diferente; o problema não é a Homeopatia.Eu mesma já fui a alguns médicos de quem não gostei, mas nem por isso achei que o problema era a Homeopatia. Se o médico não for bom, ou se não houver empatia, ele dificilmente vai acertar o medicamento. Mas as pessoas confundem e saem falando mal. É mta ignorância pra minha cabeça. Mas quer se intoxicar com os remédios alopatas? que se intoxique então. E fique o resto da vida tomando remédio e criando doença, pq a alopatia apenas suprime a doença, não cura o problema real, e daí suprime uma, mas lá na frente aparece outra, e assim sucessivamente, até a morte, amém,rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  11. é verdade, tem que acertar o médico...

    ResponderExcluir