quinta-feira, 16 de novembro de 2006

vegetarianismo, parte II

Alguns vegetarianos reagiram aos posts do Dr. João Curvo de maneira agressiva. Acho que eles não entenderam que o médico não estava condenando esse tipo de dieta, apenas alertando e informando.

Antes de virar vegetariana, eu sentia uma certa agressividade em alguns vegetarianos e ainda sinto. Acho que é justificada, porque são pessoas que sabem o que a indústria da carne faz, sabem como os animais sofrem e acreditam que nós não podemos esperar que as pessoas cheguem, sozinhas, à conclusão que eles já chegaram, a de que comer carne é ruim para os animais, para o planeta e para você, se for consumida em excesso.

Agressividade afasta, em qualquer situação. Eu não tenho esse hábito de sair gritando com as pessoas porque elas comem carne, mesmo que elas gritem comigo quando eu digo que não como carne. Eu não digo, num tom imperativo, que todo mundo tem que largar a carne, mesmo que me digam que eu devo comer carne.

O que eu noto é que quem come carne, quando ouve um "não coma carne", age na defensiva, claro, porque você está ofendendo o estilo de vida dele. E uma pessoa na defensiva não ouve, só se defende, não está aberto a nenhuma informação.

Quando alguém se interessa, eu digo como me sentia antes de parar e como me sinto agora. Eu explico que a vontade de comer carne passa após alguns meses e que você pode ver um espeto de churrasco na frente, que não sente vontade, porque não enxerga mais como comida. Eu digo que conheço uma pessoa perdeu 15 kg e eu nunca mais fiquei acima do meu peso. Eu mostro vídeos com os horrores dos matadouros, mostro as fotos. Mostro sites com receitas, dou umas dicas, digo o que eu uso como alternativa. Mas só quando me pedem.

E quando eu digo que não como carne e alguém diz "ahh, mas uma picanha sangrenta é uma delícia", eu não digo nada, só penso "foda-se, não te perguntei nada." Porque, além de vegetariana, eu penso antes de falar.

8 comentários:

  1. Então,o ideal seria que as pessoas parassem de comer carne: pelos animais, pelo planeta e por elas mesmas, como vc disse; mas como ainda estamos super longe dessa consciência, até pq, as pessoas não respeitam nem a elas mesmas, acho que o consumo consciente, desprezando as empresas que trabalham com abates cruéis e etc., seria um bom começo, como eu já havia dito no outro comentário. Eu nunca falei pra ninguém parar de comer carne, eu respeito quem come(pois é a vontade dela, se ela quer se intoxicar,o problema é dela tb,rs) e nunca falo nada, a não ser aqui em casa, ainda assim, só reclamo do mau cheiro qdo a carne está sendo cozida ou frita; então eu acho o fim da picada qdo alguém vem me falar alguma coisa,pq eu não como carne,pq eu não como isso e aquilo, ou vem com esse papo de anemia e blá blá; dá mta vontade de ser agressiva nessas horas...até pq a vida é minha, o organimso é meu e eu não incomodo ninguém com isso; qdo a pessoa tem esclarecimento, a cabeça aberta, e é simpatizante a parar ou diminuir a comilança de carne, aí sim, eu falo alguma coisa e tal. Mas se ela fala,:"aaiii, eu não consigo parar de comer carne!!!", como se fosse a coisa mais impossível do mundo, então eu fico quieta.
    A única coisa que acho ruim é sair pra comer, pq a gente acaba passando por chato...ir a festinhas então, é quase um suplício,pq se for churrasco, o que sobra pra gente é comer arroz com vinagrete e mandioca,ahuahauhua;ou se é uma reunião com salgados, invariavelmente ele virão recheados com carne ou frango. Por isso não penso em parar de comer queijo, pois ainda é o que me salva.

    Hahaha,mas adorei a sua frase:
    "eu não digo nada, só penso "foda-se, não te perguntei nada." Porque, além de vegetariana, eu penso antes de falar". Melhor impossível \o/.

    ResponderExcluir
  2. tem horas em que a gente não tem muito mesmo o que falar.

    é como quando eu digo que sou vegetariana e a pessoa diz "ahh, coitaaada". eu vou responder o q? poderia responder que coitado é ele que não consegue viver sem comer sangue, mas minha mãe me educou muito bem e a hora da refeição não é hora de falar esse tipo de coisa.

    e o pior: quando alguém me convida pra algum lugar, eu chego e a pessoa diz "ihh, não tem nada pra você comer!"

    ResponderExcluir
  3. Nossa, convidar p'ra algum lugar e não ter algo do que vc come para oferecer , é o fim da picada,hein? no meu caso, do jeito que a coisa vai, acho que daqui a pouco vou ter que sair e levar uma matulinha,rsrsrs.
    E falar "ah,coitada", pq a pessoa é vegetariana, é no mínimo ignorância.

    Outra coisa que esqueci de comentar, é sobre os animais que não são "utilizados" para o abate, mas sofrem do mesmo jeito: os cavalos. Como são explorados até a última gota de suor!sem ter comida nem água suficientes.Isso me revolta mto.

    Uma coisa que queria te perguntar: vc conhece ou é por dentro dos produtos que não utilizam testes em animais ou coisa parecida?uma vez estava lendo sobre isso numa comunidade vegan no orkut, e o pessoal tava dizendo que é mto difícil fazer essa seleção;mesmo a Natura, que parece que não utiliza gordura animal, acho que faz teste; e tb a Body Shop, que sempre fez todo aquele marketing, no fim das contas parece que não era nada daquilo.... vc sabe algo a respeito?esses dias, lendo a revista Vida Simples, eu vi uns produtos de uma marca que não utiliza nada de animal e tb não faz teste; fiquei fã na hora!

    ResponderExcluir
  4. que dó dos cavalos. eu sei que os carroceiros são pessoas pobres, precisam trabalhar de alguma forma, mas o que alguns deles fazem com os bichos não tem justificativa. o cavalo tá ali sendo usado pra você poder comer.

    aqui no brasil eu conheço as listas da PEA:
    Empresas que testam: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/testam.htm
    Mas eles explicam algumas coisas:
    Das empresas citadas abaixo algumas:

    - testam diretamente os seus produtos em animais;

    - terceirizam laboratórios para a realização dos testes em animais;

    - fazem parte de um grupo empresarial que adota os testes em animais;

    - podem fabricar algumas linhas de produtos não testados em animais;

    - algumas marcas não testam em animais, porém a empresa mãe testa.

    A Natura, pelo que eu sei, testa uma parte dos produtos. Eles assumiram um compromisso de parar até (acho) 2009. Mas algumas linhas não são mais testadas. A linha Ekos não tem ingredientes animais nem é testada em animais.
    No site do PEA tb tem uma lista de ingredientes de origem animal: http://www.pea.org.br/curiosidades/textos/ingredientes.htm

    Empresas que não testam: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

    Se você ficar na dúvida com uma empresa que não tá na lista, pode ligar pro SAC ou mandar um e-mail, pq eles são obrigados a dizer se testam ou não. Eles não costumam mentir. O que eles fazem é enrolar, dizer que estudam alternativas e tal, mas são obrigados a dizer se testam.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, a pobreza não justifica a crueldade. Acho que eles fazem fretes acima do que o animal suporta normalmente, e ainda assim, não dão comida nem água suficientes; e meu pai sempre fala que é super fácil alimentar bem um cavalo. Sei lá, nesse caso é o cavalo que faz o trabalho pesado, e não a pessoa;já vi uma carroça com umas 5 , 6 pessoas numa subida, e o cavalo não agüentava, estava refugando... foi horrível.Sinceridade, eu detesto carroceiros!! quer trabalhar mesmo,mesmo,mesmo?vai carpinar quintal então,trabalhar debaixo de sol, pra ver o qto é bom.

    Super legal esses links da PETA; é bom que a Natura pare mesmo, pq vive fazendo propaganda que preserva a natureza e blá blá, mas e os animais, como ficam? meio hipócrita isso. É triste ver como a maioria das multinacionais fazem testes e que de algumas não tem como correr; por ex.: johnsons e procter&gamble;são as duas únicas que tem no mercado, vai optar por qual?é horrível isso.Ainda bem que a fabricante da ração das minhas cachorras não tá na lista, se não, já ia trocar...é bem contraditório uma fabricante de alimentos para animais testar os produtos neles mesmos, enquanto deveriam ser os primeiros a respeitá-los. O mundo é mto estranho.
    Ai, e que horrível as fotos dos testes!! os vídeos eu não quero nem ver.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, em alguns casos todas as empresas daquele tipo de produto fazem testes, não tem como escapar.

    Eu acho que a gente vai até onde pode. Quando não dá pra parar de consumir, eu mando e-mails. Eles não vão parar os testes por causa de um e-mail meu, mas...

    ResponderExcluir
  7. E é revoltante isso, pq são empresas que têm muuuuuuuuuito dinheiro, e poderiam muito bem, evitar testes em animais.

    Qdo eu soube da Natura, ela perdeu mtos pontos comigo. Agora que eu descobri essa empresa que não faz testes, ela dançou de vez comigo. Mas bom saber que ao menos a linha Ekos não faz teste nem usa produtos de origem animal.

    E o almíscar,hein? a maioria dos perfumes leva isso, e é uma coisa super cruel tb que eles fazem.

    Poxa, acho que mandar e-mail é uma boa;se todos que não concordam fizessem isso, já ajudava.É uma gota no oceano, mas é melhor que nada.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, essa história do almíscar me espantou muito. A crueldade não tem limites, a gente acha que pode fazer tudo em troca de dinheiro.

    ResponderExcluir