sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Torta de legumes

É muito simples, não gostei muito da massa, mas foi legal porque foi a primeira massa que eu abri com rolo e trabalhei e tal. Aqui em casa tem um balcão grande na cozinha, meu pai fez pensando em mexer com massa, eu sempre tive vontade de usar.
A receita da massa tá no post, mas pode substituir a massa por qualquer massa de torta salgada que você faça e fique boa.

Massa:
1 1/2 copo de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
4 a 5 colheres de manteiga
3 colheres de água gelada

Amassei, amassei, amassei, abri com um rolo e forrei um pirex de 22 cm untado com óleo.
Asse por uns 25-30 minutos, ou até ficar douradinha.

Recheio:
Não sei dizer a receita, eu fui fazendo tudo de cabeça, acabei fazendo recheio demais. Então vou dizer só o que levou o recheio:
brócolis (eu coloquei metade de um)
couve-flor (também coloquei metade de uma)
1 abobrinha pequena
1 cenoura grande
1 cebola pequena
1 copo de água ou leite ou leite de soja
1 colher de maizena
manteiga
alho
manjericão
pimenta do reino
sal

Cozinhei os legumes (a couve-flor e o brócolis eu cozinhei a vapor, pra não desmancharem) e reservei. Refoguei o alho amassado (eu não sei a quantidade, porque aqui em casa a gente processa quilos e quilos e deixa na geladeira, mas dá uma colher de sobremesa mal cheia) e a cebola cortada em rodelas na manteiga.
Depois que a cebola ficou douradinha, misturei os legumes e coloquei manteiga. Ficou cozinhando um tempo. Juntei a maizena dissolvida no copo de água ou leite ou leite de soja (não use o leite de soja pronto, tipo Purity, porque tem sabor de baunilha, não é bom para pratos salgados. faça o leite com extrato de soja e água ou faça você mesma espremendo a soja). Temperei com manjericão, sal e pimenta do reino.
Aí é só deixar cozinhar até ficar um recheio cremoso, mas não pode deixar o brócolis e a couve-flor desmancharem totalmente.

No final, eu joguei um punhado de queijo parmesão por cima e levei ao forno pra gratinar, mas isso é dispensável. Dá pra jogar farinha de pão torrado também, deve ficar legal.

Com certeza vai estar na minha ceia de natal. Pois é, já tô pensando nisso...

eu sei que tô devendo o bolo de banana de semanas atrás, não esqueci!

12 comentários:

  1. Nossa, que essa torta ficou com uma cara ótima. A essa hora da noite e com a minha fome, é covardia,rs(são quase sete horas).
    Ha, estava pensando no que fazer(ou comer) no Natal tb, hj; e depois de séculos, eu tava assistindo a um pedaço do Sem Censura, e eles falando sobre as comilanças das festas de fim de ano e tal; tinha uma nutricionista dando umas dicas ótimas, e daí perguntaram da carne de soja e ela falou que usa mto;depois começaram a falar das misturas das carnes(boi, frango, porco), e um cara que estava lá e é vegetariano há 26 anos, perguntou alguma coisa sobre a soja , mas a grossa da Leda Nagle interrompeu e falou que não, falou que as pessoas adoram carne,churrasco, e que ontem eles fizeram uma pesquisa perguntando isso e blá blá. Não deixou a nutricionista falar.Ô raiva. Acho que essa entrevista vai ser reprisada, pq foi mto boa.

    ResponderExcluir
  2. A torta ficou bem gostosa. Sobrou recheio e ele ficou tão gostosinho que eu comi no jantar com salada crua.

    hahahahahhaa eu fico sem saber o que dizer quando alguém tá falando de vegetarianismo e outra pessoa diz "ahhh, mas carne é muito bommmm". Tipo, e daí? Quem foi que perguntou o que você acha do sabor da carne?

    Hoje eu mordi um pão recheado com presunto por engano e só percebi porque achei a textura do recheio meio estranha e resolvi olhar o que era. Não senti sabor nenhum.

    ResponderExcluir
  3. Renata, que torta linda!

    Adorei a receita. Dá pra consumir todos os nutrientes de uma vez só! :D

    ResponderExcluir
  4. Ahahaha, adorei o "e daí? Quem foi que perguntou o que você acha do sabor da carne?".

    Hj uma prima minha já veio querer encher meu saco por causa disso;nosa, mas o que vc come? dã? só existe carne pra comer em todo o universo???ai, me poupe. O que vc costuma dizer nessas horas?preciso de uma resposta bombástica,rsrs.

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, o legal é que dá pra colocar os legumes que você quiser ou tiver na geladeira, né? A receita eu tirei do livro Cozinha Vegetariana - Tortas Salgadas, da Caroline Bergerot, e era uma torta só de abobrinha e couve-flor. Eu incluí brócolis e cenoura pelo colorido.

    Jussara, eu não tenho muita resposta pra isso. Normalmente eu respondo "como tudo o que você come menos carne e mais muitas vitaminas". Mas tem sempre quem responde "como tudo o que não sangrou", "como tudo que não tenha família", essas coisas.

    Isso acontece com você tb, né? A pessoa fala "não como carne", aí sempre tem um pra falar "hummm, mas uma picanha sangrando, não tem nada melhor, não sei como você não gosta". Aí eu fico meio mordendo a língua pra não ser malcriada...

    ResponderExcluir
  6. Sim, acontece comigo tb, e acho um saco; essa minha prima, é uma pessoa esclarecida, por isso eu não esperava isso dela:"mas como, vc só vai ficar comendo soja"? aí eu fico sem reação, nunca sei o que dizer; então tenho que arranjar uma "frase pronta",rsrs.

    Bom, ela é esclarecida mas não coloca em prática,enfim... o pior é que eu não fico recriminando ninguém pq a pessoa come carne... então fico mais injuriada ainda. E eu já cheguei num nível de sentir repulsa pelo cheiro, pelo aspecto, pelo odor desagradável de sangue congelado que sai da seção de carnes no supermercado, em ver um pedaço de carne no prato dos outros; mas nem por isso eu falo nada. Seria mto mais fácil se as pessoas cuidassem de suas prórpias vidas e parassem de regular o que os outros deixam ou não de comer, né?

    ResponderExcluir
  7. ah, pois é. É muito chato ficarem regulando. Eu podia falar muitas coisas chatas sobre a carne, mas não falo, principalmente na hora da refeição. Mas sempre escuto uma gracinha.

    Eu tb me sinto enjoada perto de carne crua. Dependendo da carne, até dela cozida.

    ResponderExcluir
  8. O pior é aqui em casa, qdo minha mãe fritava os nuggets de soja pra mim, e as pessoas carnívoras insensíveis, caíam de boca nos meus nuggets, sendo que elas comem carne e eu não..ô raiva! agora tenho que comer praticamente escondido; tipo, fritar e sair correndo :p.

    Ah, eu já tô enjoada é de tudo, tanto cozida, frita, como crua; pra mim é insuportável; mas tem fases que fico mais enjoada, me dá mais náusea.

    ResponderExcluir
  9. aaaahhhh, isso é o fimmm!!

    a pessoa não entende que ela pode comer o de carne e o de soja, mas a gente só pode comer o de soja, e se ele acabar a gente fica com fome.

    isso sempre acontece! acho que acham bonitinho, tipo "olha, eu tb como soja", mas deixam a gente com fome!

    ResponderExcluir
  10. Isso mesmo.Vc disse tudo!

    ResponderExcluir
  11. Renata, passei aqui só pra cobrar o bolo de banana. ;)

    ResponderExcluir