sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Se existe uma primeira vez na vida até pra provar tofu, é claro que tinha que existir uma primeira vez pra ligar pro banco e ser bem tratada.

Depois de anos de relacionamento, finalmente consegui o que queria com apenas um - eu disse um! - telefonema.

E o atendente só tentou me convencer uma - eu disse uma! - vez de que ter a função crédito ativada contra a minha vontade era uma coisa boa.

22 comentários:

  1. Oi Renata! Eu sempre leio seu blog, e depois dos dois textos sobre o vegetarianismo, fiquei muito curiosa sobre o assunto e com muita vontade de saber mais...
    Tem algum site onde eu posso ler mais sobre o assunto e sobre os cuidados que uma pessoa tem que ter ao optar pelo vegetarianismo?
    E a dieta sai muito cara??
    Bem, se vc puder responder, vou ficar muito, muito grata mesmo...
    Bjim

    ResponderExcluir
  2. Ah, se todos os atendentes fossem assim...

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ívina!

    Tem alguns sites sim:
    http://www.vidaintegral.com.br/
    http://br.geocities.com/receitasvege/
    http://www.guiavegano.com.br/
    http://www.vegetarianismo.com.br/
    http://roctaviani.multiply.com/

    Eles tem receitas, artigos, dicas.

    Se você quiser ver vídeos, vá a www.petatv.com, os vídeos estão em inglês, mas dá pra entender tudo pelas imagens chocantes.
    Tem um vídeo muito bom chamado Earthlings, no Google Video tem.

    Tem que saber balancear bem a dieta. Eu tenho uma tabela de vitaminas e minerais que consulto quase todo dia, pra ver o que é que eu preciso comer.

    Eu passei a comer muito melhor depois de parar de comer carne, me preocupa muito mais com o que eu como agora.

    Não precisa comer soja pra ser vegetariano. No começo eu nem comia, porque não gostava.

    Mas, se você gostar, a "carne de soja"/PVT (proteína vegetal texturizada)/PTS (proteína texturizada de soja) é uma ótima alternativa de substituir a carne porque dá pra fazer muitas coisas com soja: salsicha, hambúrguer, molho, picadinho, churrasquinho, quibe, muitas coisas.

    A PTS é muito barata, se você comprar desidratada. É só hidratar com água quente, dar um choque térmico com água gelada e temperar como quiser. Na embalagem geralmente vem ensinando. Cada site dá uma dica diferente. 500 gramas não custa mais do que 4 reais. Tem a grossa (pra fazer picadinho, churrasquinho) e tem a fina (hambúrguer, quibe, molho à bolonhesa). E 500g rendem muuuuito.

    Mas tem coisas caras de soja sim. Tem os produtos da Superbom (www.superbom.com.br), uma empresa vegetariana. Tem enlatados e congelados, mas são caros. As latinhas custam entre 8 e 10 reais e os congelados a partir de 10 reais. Pelo menos aqui onde eu compro.

    Se você morar perto de alguma loja Mundo Verde, entra lá e dá uma olhada, tem muitos produtos e outras marcas de produtos prontos, além da Superbom.

    Enfim, os produtos prontos são caros mesmo, mas a soja desidratada é muito mais barata que carne. E você pode fazer tudo em casa, até hambúrguer e salsicha.

    Ahh, tem uma série de livrinhos muito legal, da Caroline Bergerot. Ela escreveu um livro muito bom, chamado Cozinha Vegetariana. Também fez uma série de livrinhos com receitas vegetarianas separadas por tipo ou ingrediente (massas, banana, sopas, etc.) Aqui tem uma relação dos livros dela: https://ssl120.locaweb.com.br/pensamento-cultrix/pesquisar.asp?pag=1 (esse é o site da editora, mas você acha em outros sites e em livrarias tb) No caso dos livros da Caroline Bergerot, todas as receitas são vegan.

    Um erro que muita gente comete é largar a carne e comer muito queijo e massa. Dependendo do seu metabolismo, vai engordar mesmo e vai ficar sem todos os nutrientes de que precisa.

    Ufa, a resposta é quase um testamento. Qualquer coisa é só escrever.

    ResponderExcluir
  4. Jussara, imagina só se todos os atendentes fossem assim!

    só dá pra imaginar mesmo, porque só em sonho...

    ResponderExcluir
  5. Renata,
    Acho que essa foi uma experiência única pra vc, rsrsrs.

    Eu fui ao site do vegetarianismo, que eu já conhecia, mas fazia tempo que não visitava; eu não sabia da existência daquele anúncio da Mastercard contra os vegetarianos...ainda bem que não tenho cartão deles. O que será que virou?pena que eles não colocaram o desfecho.

    Nossa, eu fui ver um pps. que tem em uma das cartas que as pessoas enviaram, e me arrependi... eu não consegui ler todos os tópicos, mas ao ver as imagens, elas falam por si só...é mta, mta crueldade. Eu chorei copiosamente(tá certo que estou na TPM, mas mesmo assim), e não pretendo ver mais nada disso; acho impossível uma pessoa normal ver isso e não se condoer ao menos um pouquinho...caramba!!eu salvei e pretendo repassar aos meus amigos;sei que eles não vão parar de comer carne por isso, mas ao menos, acho que desperta alguma coisa na pessoa.

    Que bom que os seus posts despertaram ao menos uma consciência, né? nesse pps. fala que uma pessoa que não come carne, salva 60 animais por ano.

    ResponderExcluir
  6. Ah, e o Mc Donald's que além de explorar os funcionários, comete aquelas barbáries com os bichos?por que essas coisas a mídia não mostra?????claro que não mostra, quem vai lutar contra uma multinacional dessa?nessas horas dou razão à agressivida dos vegans!!

    ResponderExcluir
  7. E não, pessoas que matam esses animais com tamanho requinte de crueldade, não são normais!!são verdadeiros nazistas. Não podem ter filhos.Fiquei indignada agora. Acho que vou ali ter uma convulsão e volto depois.

    ResponderExcluir
  8. Jussara, a Sociedade Vegetariana Brasileira fez um anúncio com fotos lindas de pessoas comendo frutas e legumes numa página e na outra a frase "ter muitos amigos vegetarianos: não tem preço." com o site www.svb.org.br.

    A pior propaganda antivegetarianismo que eu já vi veio de uma organização chamada Pró-Carne. Foi criada por pecuaristas que viram que o consumo de carne está diminuindo no Brasil.

    Eles foram ao senado se pronunciar, apoiados por muitos senadores, dizer mentiras. Foi uma vergonha na época, mas o senado já tá acostumado com isso. Foram lá fazer discurso dizendo que crianças, idosos e grávidas precisam de carne. O slogan da campanha era "carne: você gosta, você precisa." Um horror. Eles espalharam cartazes no metrô de SP com a frase "Coma carne".

    Eu acho que os vídeos só servem pra abrir os olhos de quem já é sensível ao tema. Eu mostrei o Meet your meat da Peta, são 12 minutos de horror, eu não posso ver sem chorar. Meu irmão viu e logo depois foi almoçar... carne.

    Agora eu evito ver esse tipo de vídeo e foto...

    ResponderExcluir
  9. Ah, e o McDonald's é um horror, né? Eu já vi que nem a batata frita deles é vegan, dizem que leva leite. Eu li em algum lugar que uma organização de portadores de doença celíaca processaram o mcdonalds porque eles não avisavam que as batatas fritas continuam glúten. tem quem diga que tudo é frito numa mistura que leva gordura animal.

    eu não sei, mas acho tudo muito antinatural. hj eu penso duas vezes antes de comer alguma coisa.

    ResponderExcluir
  10. Fui lá ver o anúncio da svb, mto legal.
    Pois é, eu já vi anúncios dessa pró-carne, blargh! naqueles mini out-doors dos ônibus e tb em out-doors pela cidade;achei um absurdo!mas que bom que o consumo de carne tá diminuindo.Bem feito!

    Nossa, acho que eu não conseguiria ver um vídeo desses e ir comer carne normalmente; até agora eu fico lembrando das cenas, e olha que nem olhei direito...e qdo eu li que eles enfiam varas no ânus dos animais?a troco de quê,meu Deus?só podem ser nazistas, sádicos e psicopatas em alto grau;distúrbio de personalidade mesmo.Não quero nunca mais ver nada disso; os vídeos da PETA eu só vi o de frango, que o Joaquin Phoenix participa; os outros, eu não tenho coragem de assistir.

    É bem a cara dos digníssimos senadores fazer isso,né?mentira é com eles mesmos. Que apoio ridículo! por que eles não vão apoiar causas justas e urgentes?

    Já o Mc Donald's, não duvido de nada de ruim que falem deles;tudo é possível; e o pior é que a gordura só é trocada uma vez por semana.Tomara que os celíacos tenham conseguido ganhar alguma coisa.

    Realmente é difícil escolher o que comer;isso sem falar nos transgênicos.

    ResponderExcluir
  11. meudeusssss, a gordura só é trocada uma vez por semana? que nojoooo!!
    quer dizer, é uma coisa que a gente imagina, mas...

    O Joaquin Phoenix é um fofo, né? A família toda é vegan, todos os filhos foram criados sem carne.

    ResponderExcluir
  12. É, nojo mesmo!agora imagina qtas vezes essa gordura não é refritada?sendo que o máximo recomendado são duas vezes??

    Já ouvi mtas barbaridades sobre o McDonald's, tanto em relação aos funcionários como em relação à comida.
    Fiquei encucada com essa hist. de leite na batata frita :(

    Ha, não sabia que os filhos dele tb não comem carne. Fofo mesmo!

    ResponderExcluir
  13. eu não sei se ele tem filhos, mas ele e os irmãos foram criados sem carne e ele é vegetariano até hj.

    ResponderExcluir
  14. Ah tá, vc falou filhos em relação a ele e os irmãos com os pais;eu nem estranhei, pq esse povo tem filho a torto e à direita, então pensei que fossem os filhos dele :D.

    ResponderExcluir
  15. e a família dele já é bem estranha, né? com todos aqueles nomes de elementos naturais...

    ResponderExcluir
  16. Ahahaha, pois é, agora que vc falou me lembrei de umas matérias que li na época em que o River era vivo... parece que a mãe era meio hippie ou algo assim...

    ResponderExcluir
  17. O Joaquin é o único com nome normal.

    ResponderExcluir
  18. É verdade; se bem que Joaquin,um nome latino, pra um americano, fica estranho(Joaquim tá mais pra português),rsrs.

    ResponderExcluir
  19. poxa, é verdade. Joaquin pra ele tb deve ter sido estranho...

    ResponderExcluir
  20. Ainda mais do jeito que eles pronunciam, e com esse "n" no final,hehehe. Acho que ele ficou quase único com esse nome.

    ResponderExcluir
  21. sabe que eu li que quando ele era adolescente mudou o nome pra Leaf (folha), porque queria ter nomes mais parecidos com os dos irmãos, mas depois voltou pra Joaquin.

    ResponderExcluir
  22. Ahahaha, essa foi boa; acho que ele pensou: "dos males, o menor, vamos voltar ao nome do registro",rs. Coitado, vai ver ele se sentia um ET com esse nome tão diferente dos irmãos.

    ResponderExcluir