quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Pãezinhos super fáceis


1 kg de farinha de trigo
1 copo (pequeno) de óleo
1 copo (pequeno) de açúcar
1 colher de sopa de sal
100 gramas de fermento biológico
3 copos (pequenos) de água

Misture os ingredientes, dissolvendo o fermento na água antes. Trabalhe a massa e faça bolas. Deixe descansar por 15 minutos. Recheie e leve ao forno. Antes de descansar, a massa fica grudando nas mãos, bem mole. Depois de descansar, ela ainda fica mole, mas nem tanto. Mas não se assuste se ela grudar um pouquinho, mesmo assim dá certo.

O recheio eu fiz de cachorro-quente mesmo, bem simples. Refoguei bastante cebola, depois acrescentei pimentão e tomate e um pouco de molho de tomate já pronto. Aí incluí salsichas de soja cortadas em rodela, não deixei cozinhar muito, porque elas já iam ao forno junto com os pãezinhos e não queria que desmanchassem.

Não precisa sovar a massa.
A massa fica mole mesmo.
Dá pra rechear com o que você quiser. Cachorro-quente, queijo...
Se rechear com algo que leve molho, o molho não pode ser muito líquido, pra não vazar do pãozinho.



Tinha esquecido de falar: na primeira foto só tem uma parte dos pãezinhos. A receita rende bastante, uns 40 pães daquele tamanho.

6 comentários:

  1. Que lindinhos os seus pães!!

    Adoro fazer pão, gostei da rapidez e da praticidade da receitinha!

    Hum... Devem ficar ótimos recheados com palmito em rodelinhas, refogado com cebola... :D

    ResponderExcluir
  2. Humm, devem mesmo. Minha mãe faz com queijo e com queijo com presunto tb.

    Nem são pãeeeees, né? Mas são bons por serem uma receita muito rápida e prática.

    Pão de verdade eu nunca tentei fazer, porque acho que não vou conseguir sovar. Mas tenho muita vontade de comprar a máquina de pão da Britania.

    meu vô foi padeiro, meu pai tem um pouco de complexo de pão, o sonho dele é fazer os pães que meu vô fazia, mas acho que tem que ter nascido com o dom mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Ficaram com uma cara ótima mesmo.Me deu até vontade, e olha que tinha acabado de comer pão. Só que eu nunca vi salsicha de soja em lata pra comprar aqui; nem em lata, nem sem lata :D.
    Acho que qdo for tentar fazer, vou colocar queijo.
    Tb acho que pra fazer pão, tem que ter o dom.

    ResponderExcluir
  4. Tem que ter... meu pai, infelizmente, não tem o jeito com pães que meu avô tinha, mas ele não desiste de tentar.

    Mas essa receita não tem erro. Pelo menos minha mãe disse que essa receita nunca deu errado com ela...

    ResponderExcluir
  5. Renata,

    Comecei a cozinhar aos 11 anos e por muito tempo nunca fiz nada com fermento fresco, pq achava que fracassaria.

    Depois perdi o medo. É claro que houve alguns percalços, mas nada que pudesse minar a minha vontade de fazer pão. :D

    Lá no meu blog tem umas receitas de pão que foram feitas na batedeira (usando aquele batedorem que parecem espirais). Super práticas. Vc nem vai precisar sovar. Dá super certo.
    Uma amiga me mandou um e-mail dizendo que tinha conseguido fazer o pão de canela - foi uma surpresa, pois ela mal sabe fazer um bolo simples, tadinha... risos

    Depois de tanto tempo, cheguei à conclusão de que não podemos ter medo, temos que "meter a cara"! :D

    ResponderExcluir
  6. Tem pouco tempo que eu comecei minhas tentativas de cozinhar. Eu ainda cozinho de uma forma meio atrapalhada, nada a ver com o modo como a minha mãe cozinha.

    vou tentar um pão de batedeira qualquer dia! eu sou muito fracote pra sovar. aqui na cozinha tem um balcão grande, super bom pra fazer massa, mas sovar não é comigo mesmo...

    ResponderExcluir