quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Eu costumo ficar muito tempo sem consultar meu saldo da conta que eu uso mais. Negação, né? Não quero ver o dinheiro indo embora. Não pago nada em dinheiro vivo, porque não gosto de sentir que estou gastando. A coisa mais lúcida que eu fiz nos últimos tempos foi abrir uma poupança e prometer só depositar e não sacar, a não ser em caso de emergência. Porque me bateu um certo medo e eu pensei, cara, se eu não casar e não tiver filhos nem nada, quem vai me agüentar quando eu virar uma velha meio maluca? E comecei a economizar pra uma boa clínica de repouso, onde eu vou usar casaquinhos de tricô, tomar solzinho todo dia de manhã e comer frutas cortadas em cubinhos no café.

Bom, aí a poupança fica lá. E o dinheiro do carro também fica separado, senão agora eu só poderia comprar os pneus. E só os quatro, não o estepe. Porque eu gasto, né? Sem muita responsabilidade. E eu vou usando o dinheiro que eu deixei na conta corrente. O Visa Electron é meu melhor amigo. Vou falando "passa no débito. passa no débito. passa no débito.", sem a menor consciência do que eu tô fazendo. Quando ligo pra conferir o saldo, bate um desespero. Geeente, tem menos muitos reais na minha conta. Onde eles foram parar? Ahh, é, viraram bolsa, sapato, cremes e um vestido que eu nunca vou usar.

Por isso é uma felicidade quando eu ligo, morrendo de medo de ouvir o saldo, e descubro que tem muitos reais além do que eu esperava. Me dá até vontade de gastar...

18 comentários:

  1. isso acontecesse comigo tb. tb tive que abrir uma poupança pra me impedir de gastar até o que eu não tenho...
    o selton mello me ligou!!! infelizmente foi uma propaganda da vivo pra eu colocar mais créditos no celular, mas é tão legal ouvir a voz dele no telefone....hahaha

    ResponderExcluir
  2. hahahahahaha, meu celular não é vivo, mas quando me contaram que essa gravação existia, minha vontade era passar numa loja da vivo e dizer "passa no débito!"

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha, cartão de débito é ilusão. E o de crédito vicia. Eu vivo dizendo "só por hoje não vou usar meu mastercard. Obrigado, mais 24 horas..."

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vc é compulsiva?!?!?! rsrsrsrsr... ter dinheiro na mão é bom demais, né? eu ainda lembro o gostinho... ihihihhiihih... mas eu sei fazer poupança tão direitinho que ela tá lá, paradinha, desde os dezoito. Mas é difícil, viu? Ô, como é difícil! Eu quero voltar a trabalhaaaaaarrrr! Parei de depositar faz 6 meses... :(

    ResponderExcluir
  6. eu super te endendo. outro dia quase entrei em depressão ao descobrir que eu precisaria ganhar o dobro do que ganho pra ter uma vida equilibrada. o que seria só por um tempo, porque você começa a acumular gastos que logo se transformam em 'essenciais'. eu tinha medo de ficar velha sem ter onde cair. bom, agora, graças ao meu pai, já tenho. assim o rombo no cheque especial fica menos assustador, hehehe. bjs

    ResponderExcluir
  7. Neutron, é verdade, a gente não vê o dinheiro indo embora e não sente que tá gastando, é um perigo...

    Janaína, eu sou ótima pra torrar poupança! hahahaha, mas até que essa eu tô conseguindo manter...

    Cris, o pior é que eu conheço quem ganha 15 mil, mas mesmo assim entra no cheque especial e tem várias dívidas. quanto mais ganha, mais deve...

    ResponderExcluir
  8. Ih, Renata, tenho más notícias pra vc... essa coisa de cartão de débito e dinheiro que vira bolsa e sapato não melhora com idade... e, como, normalmente, vai-se envelhecendo e ganhando mais, os gastos são exponencias! CUIDADO!

    bjs

    ResponderExcluir
  9. nããão!! eu tava jurando que com o nascimentos dos meus sisos eu ia aprender a lidar com dinheiro...

    ResponderExcluir
  10. Você é igual a mim.

    Enquanto tem gente aqui no trabalho que tem TREs planilhas excel com grafico pra controlar os gastos (previsão, gasto real, gasto diario), eu nem abro meu extrato pra nao tomar susto!

    E claro que se eu ganhar 15 mil por mes, vou ter gastos de 20.

    ResponderExcluir
  11. quê? planilha no excel? gastos previstos? gastos reais? quem sou? onde estou?

    quem pode prever os gastos? quem pode prever que vai dar uma volta por aí e encontrar a arezzo em liquidação e querer levar uns cinco pares? quem são essas pessoas? de onde elas surgem?

    ResponderExcluir
  12. Já sei então pra quem vou mandar as operadoras de cartão de crédito ligar, qdo vierem me oferecer um cartão sem anuidade, que ainda dá bônus, pelo qual nunca vou pagar nada, blá blá blá :D. Pior que deixo as mulheres falarem, argumentarem, gastarem todo o gerúndio, pra no final falar que : não, eu não quero; não, eu não acredito que não vou pagar nada; não , pra que vou querer mais de um cartão?

    Ai, eu sou uma pessoa ecônomica, mas ultimamente ando gastando um pouco além da conta.

    ResponderExcluir
  13. ah, não, eu só tenho um cartão tb, concentro todos os gastos nele. senão eu ficaria louca...

    eu tb não costumo gastar descontroladamente, mas tem alguma coisa no ar...

    ResponderExcluir
  14. Minha poupança está inativa, coitada! A conta corrente é tipo, corrente, néam? Eu sou uma consumista com pós graduação em sapatos, bolsas, roupas e quinquilharias não utilizáveis em geral.

    ResponderExcluir
  15. Ai, eu me sinto um peixe fora d'água lendo blogs de mulheres, pq a cada semana são váárias compras, só de coisas sem necessidade. Fico me sentindo o próprio ET de Varginha, rsrs.

    Eu não entendo as pessoas que têm vários cartões, cada um com uma data diferente de vencimento; se o salário for um só, deve ser um gasto mto maior ainda.

    ResponderExcluir
  16. Fabiana, pois ééé, a minha conta corrente é bem corrente mesmo. nada pára ali, tudo corre.

    Jussara, não comprei nada esta semana!

    ResponderExcluir
  17. Mas hj ainda é terçaaa! :P

    ResponderExcluir
  18. hj já é quinta e ainda não comprei nada!

    ResponderExcluir