quinta-feira, 12 de julho de 2007

Eu lembro que há uns 12 anos eu estava na casa do meu tio na California e ficava muito espantada quando ia brincar num parquinho e passava por casas com aparelhos de som e televisão no lixo. Eu não me conformava com aquilo. Eu não acreditava quando meu tio dizia que era mais fácil jogar fora e comprar outro do que mandar consertar.

Hoje meu irmão comprou computador novo e a gente ficou com aquela cara de "sei lá" quando ele perguntou o que fazer com o velho.

Aí minha mãe disse "joga no lixo". E ninguém ficou chocado.


no final, a gente nem teve coragem de jogar no lixo. tem uma placa queimada, mas a gente vai ver se tem como doar pra alguém que ache que vale a pena consertar, sei lá. ainda acho desperdício jogar no lixo.

12 comentários:

  1. No Japão, até hj, parece q jogam fora produtos com até menos de 1 mês de uso se algo novo surge no mercado nesse ínterim. Enfim, é a nossa sociedade de consumo. Quer dizer, a deles... mas q já está nos afetando, como vc mesma presenciou.

    ResponderExcluir
  2. Sem querer se chata e/ou intrometida, mas...RECICLEM, né...

    ResponderExcluir
  3. Você precisa ver a quantidade de coisas em perfeito estado que as pessoas jogam no lixo por aqui. De eletrodoméstico à móveis. Mas a maioria coloca uma plaquinha dizendo para ficar a vontade para pegar. :)

    ResponderExcluir
  4. Menina, posso falar? Adoro seu blog. A Marina (essa que comentou aqui embaixo que me mostrou) e eu sou amiga da Tati, do "A seus pés". Você é genial e hilária. Quer tomar umas cervejas comigo um dia? rs. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. É, jogar no lixo não rola. Achei legal a idéia da doação. :)

    ResponderExcluir
  6. há várias instituições ou associações pelo brasil que reciclam computadores. pegam velhos e remontam com peças também usadas. esses computadores são muito utilizados em cursos em comunidades carentes. isso com certeza faz parte do projeto de inclusão digital de várias organizações como a APAE.

    além do que, como no brasil não temos uma boa coleta seletiva de lixo, o computador pode danificar o meio ambiente, pois há vários metais pesados no seu interior.

    ResponderExcluir
  7. Computador polui! Não jogue diretamente no lixo não... A de ter uma maneira de passá-lo pra alguém.

    bjs

    PS: E esse convite do DU?! Intrometida eu...

    ResponderExcluir
  8. Eu achava que isso fosse comum só no Japão... uma colega minha tem um relógio que a cunhada dela trouxe do Japão, e o relógio estava no lixo, mas quem vê, não fala.

    Qto ao pc, acho que vcs podiam doar pra essas instituições que ensinam informática pra adolescentes carentes(uma vez o jornal O Glo.bo fez uma campanha,mas eles só aceitavam pcs com HD de 10 gigas pra cima ).Ou então doar pra alguma criança, alguma coisa assim, mas nesse caso, teria que trocar a placa antes, e aí eu já não sei se sai caro, se compensa. Eu não teria coragem de jogar no lixo. Vcs podem tb tentar vender as peças separadamente.

    ResponderExcluir
  9. Ops, só agora li os comentários, e a srta. bia já tinha dito o que eu quis dizer.

    ResponderExcluir
  10. 1worklover, eu ainda acho um pouco estranho, né?

    Marina, não, claro. o lixo da história não era o lixo comum, não. :) imagino que eles nem aceitem!

    Cátia, ééé, meu tio me disse que várias pessoas pegavam os aparelhos, eles acabavam não indo pro lixo...

    Duuu! Eu leio seu blog! Mas nunca deixei recado! Quando vc estiver no Rio ou eu em SP vamos tomar umas cervejas com certeza! Eu sempre tô pronta pra umas cervejas... Um beijo!

    Neutron, é, a gente vai ver o que faz. tem uma placa queimada só, mas pra ele não valia mais a pena trocar...

    Bia, não se preocupe! Eu não ia jogar no lixo comum não. lixo foi só maneira de dizer, pra dizer que a gente não pretendia consertar ele.

    Isabella, nãooo, pode deixar que a gente não vai jogar no lixo comum!

    A Du é menina, hahahaha. Não tô com essa bola toda!

    Jussara, esse computador é bonzinho, o problema é mesmo a placa que queimou e meu irmão achou que valia mais a pena comprar outro... tem que ver se algum aceita, mesmo que não conserte, pode usar as peças em outros computadores, sei lá...

    ResponderExcluir
  11. Ei, doa mesmo. Tem sempre alguém que aproveita super bem. Escolas, centros de reciclagem. Tem lugar que você liga e eles vão buscar. Se jogar no lixo com certeza alguém também aproveita, mas as vezes só vai ficar mofando em algum lugar e sujando o mundo.

    ResponderExcluir
  12. Marina, sim, tem muitas peças boas nele. mesmo que não dê pra consertar, dá pra aproveitar as peças em outros computadores...

    ResponderExcluir