segunda-feira, 9 de abril de 2007

Tristeza cansa. Eu, pelo menos, fico exausta de chorar e sofrer.

Eu vou fazer um desvio do que eu ia falar e explicar: eu já disse que fui criada com novela. Isso torna sofrer uma tarefa muito difícil. Porque eu me lembro de quando era criança e via novela com a minha mãe, e as atrizes lá, se desmanchando em lágrimas e minha mãe "nossa, mas olha como ela chora feio. cruz-credo. ah, aquela ali chora bonitinho, olha como ela fica bonita chorando." Desde essa época, há dois tipos de mulher pra mim: as que choram bonito e as que choram feio. Minha mãe chora lindo, a pontinha do nariz fica vermelha, ela chora de boca fechada, uma fofa. Eu choro feio. São litros e litros de lágrimas, o rosto todo fica vermelho e inchado e eu choro de boca aberta, fazendo "ahahhhhhhhhhh". E aí, eu, que estou no time das que choram feio, além de chorar, me esforço pra chorar bonito, e isso é uma coisa que me consome muita energia.

Por isso, chorar me deixa exausta. Que trabalho que dá, você tem que andar com o pó compacto, pra correr no banheiro e retocar a maquiagem. E aquele rosto todo inchado não tem como desinchar. Vou falar o quê? Me dá uma bolsa de gelo, porque meu rosto inchou? Não dá.

Então, eu tenho que tirar uma folga da tristeza. Já levei a Hannah pra passear, já tomei um suco de abacaxi, que é uma bebida super feliz, e comecei a pensar em tudo que eu quero fazer da minha vida.

Balé, por exemplo. Eu já falei algumas vezes, não me lembro se neste blog, que meu sonho de infância é fazer balé. Todas as minhas amigas faziam, e minha mãe não tinha tempo pra me levar, as escolas de dança não eram perto aqui de casa e era longe pra minha avó me levar a pé, ela não dirige. Então eu nunca fiz balé, mas sempre quis fazer. Porque eu sou este estabano em pessoa, e meu sonho é ser delicada e andar nas pontas dos pés. Hoje eu já liguei pra algumas academias de dança, procurando por turmas iniciantes de adultos. E elas existem! Eu não vou ter que fazer como aquela menina que a minha tia conhece, que resolveu fazer balé depois de adulta e acabou entrando numa turma de meninas de 10 anos. E se apresentou no fim do ano com as crianças e tudo. Não, eu posso aprender balé com outras estabanadas da minha idade!

Liguei, pedi informação, mas também não quero fazer mil coisas ao mesmo tempo. Então vou adiar por uns meses.

Agora-agora o que eu vou fazer é mesmo a auto-escola. Já tô saindo pra fazer a matrícula.
Estou 2 kg mais magra, o céu está azul, com muitas nuvens no céu, e eu estou de saia. :)


eu acho até meio desnecessário explicar, mas eu adoro coisas desnecessárias: eu sei a diferença entre depressão e tristeza. e sei que depressão é uma doença e que é impossível você tirar folga dela. não quero parecer uma idiota-feliz que acha que alguém vive triste porque quer. porque me irrita muito quando alguém trata a depressão como uma tristeza que a pessoa não se esforça pra parar de sentir. eu não tenho depressão, mas eu conheço pessoas que tiveram ou têm e eu sei que é real.

7 comentários:

  1. rs cara, eu tb saí de saia hoje e soltei o primeiro 'putaquepariu' do dia com o ventinho sem-vergonha já na primeira esquina. eu juro que eu estava SUPER disposta a começar com bom humor esse meu dia em que eu começo a dar aula às 07:15 e termino às 21:15. mas cara, ô caralho de cidade filha da puta em que faz esse calor da porra e ainda tem um vento viado pra estragar a merda do dia.

    ResponderExcluir
  2. Ia ser bom se todo mundo soubesse o que é depressão... eu sonho com esse dia...

    ResponderExcluir
  3. Cíntia, hahahahaha, quando a gente sai de casa SEMPRE venta! é uma lei natural...

    Suzana, pois é... :)

    Karina, eu sei como é. depressão é uma doença invisível, eu nunca tive, então não sei como é, mas eu sei que como ninguém vê, não é uma perna quebrada, não é sarampo, as pessoas pensam que não existe. eu tenho vontade de socar quem fala que é frescura e fala "sai dessa" pra alguém que tenha depressão. acho a maior falta de noção.

    ResponderExcluir
  4. Eu choro muito feio. E eu acho super bonito chorar escorada numa porta e ir escorregando até o chão, sabe? Bem Betty Faria. Faço sempre que estoiu sofrendo terrivelmente, pra ficar ainda mais sofrido. E a gente podia montar um time de futebol e chorar bem feio cada vez que tomasse um gol.

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu tb choro feio e choro mto; por isso tb fico cansada, exausta mesmo. Se eu fosse atriz, serviria pra fazer novela mexicana,rsrs;ou então seria uma canastrona, tipo a Gisele Itié ou a Fernanda Lima. Mas na frente dos outros eu choro quieta, mas as lágrimas são mtas, parece uma sangria desatada, que não pára de sair. Um horror. Por isso não gosto de chorar na frente dos outros, dificilmente consigo parar fácil.

    Agora, falar pra uma pessoa com depressão pra ela sair dessa e tals, é mto pior, a faz se sentir um lixo; quem tem depressão não fica deprimido pq quer, mas as pessoas simplesmente não entendem isso, tratam como frescura, falta do que fazer , etc.; um absurdo. No livro da Marina W., ela fala um pouco disso, embora o caso dela seja diferente.

    Ai, bem que poderia existir um comprimido pra tristeza, né? que a gente tomasse e esquecesse tudo o que estivesse nos fazendo chorar e sofrer. Mas como não existe, acho que o melhor a fazer, é vc preencher mesmo(mais ainda) o seu tempo, sua cabeça, fazer o que vc gosta (ou sempre quis fazer e foi adiando). Tirar folgas freqüentes da tristeza, como vc mesma disse.

    Eu não sabia que existia aula de balé para adultos...coitada da menina que teve que fazer aula com crianças de 10 anos!!

    Ahahaha, se eu gostasse de futebol ia pedir pra entrar pra esse time. Mas se vcs mudarem de idéia e resolverem montar um de vôlei, eu tô dentro ;).

    ResponderExcluir
  6. Suzana, tb acho legal potencializar a tristeza. sufocar o choro no travesseiro tb é dramático, gosto bastante.
    hahahaha, tô super dentro desse time. pra mim agora, qualquer desculpa pra chorar é válida. se o gol for nosso eu choro tb!

    Jussara, na frente de outras pessoas eu tb tento chorar em silêncio, mas as lágrimas caem mesmo sem parar.

    hahahaha, existe aula de balé pra adultos sim, imagina as estabanadas! eu não paro de rir imaginando a garota se apresentando com as crianças no fim do ano!

    ResponderExcluir