quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Eu tenho sempre luvas aqui no quarto ultimamente. Não pelos bichos, embora esse seja agora o único uso delas.

Acontece que eu tenho uma dermatite nas mãos. Uns médicos dizem que é uma doença atópica, outros dizem que é emocional, outros dizem que é de contato. Eu acho que tem a ver com o clima. Mas o que eu sei? Eu sou só a pessoa que convive com isso há décadas, os médicos são mais espertos, com essas várias possibilidades e nenhuma cura.

Então, o caso é que eu tenho algumas crises por ano. E não é nada que pare a minha vida nem nada. Mas eu sou a maior dramática, né? Daí dói, arde, coça e eu choro e choro. Porque se chorar fosse um esporte olímpico, cara, o Brasil tava feito comigo. E no meio de uma crise eu ganho... luvas. Que eu acabo não usando, porque sinto o maior desconforto, mas ainda prefiro não me sentir o John Travolta naquele filme. E também porque eu nunca me convenci de que é uma dermatite de contato.

Mas é legal encontrar um novo uso pras coisas, né? Tipo as luvas que eram pra ser usadas pra, sei lá, ler jornal e passam a ser usadas pra capturar insetos.

9 comentários:

  1. Oi Renata!!!
    Eu tb tenho dermatite, mas com crises cada vez mais escasas (tks God).
    Não chore por causa da sua dermatite, não... Mesmo sendo dramática (eu tb sou!!!).
    Depois de conhecer o Kioshi (http://blog.kioshi.org/), um cara mega inteligente que está praticamente "inválido" por causa de uma dermatite atópica, eu parei de chorar.
    Sei lá... Complicado...
    :)
    Beijos
    Paula
    (eu que pedi o endereço do blog por email)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Paula!

    é verdade, tem casos muuuito piores. minha dermatite é só na palma das mãos, é muito fácil de conviver com ela. mesmo que não tenha cura de verdade, tem várias pomadas que eu posso usar pra aliviar nas crises.

    eu tb tenho poucas crises por ano. acho que no ano passado tive só 2. achei que teria uma só, a última me pegou de surpresa...

    ResponderExcluir
  3. Não sei bem o que é dermatite, mas vi uma foto do Kioshi e fiquei tocada com a doença/história dele;me pareceu mais de fundo emocional,pois parece que piorou depois que o limaram da residência. Mas enfim, o que eu queria dizer é que qdo era criança eu tinha algo parecido com isso nas mãos; não sei se chegaram a diagnosticar como dermatite, até pq, a dermatologia qdo eu era criança não era tão evoluída como hj; minhas mãos descamavam, coçavam e às vezes ficavam em carne viva. Era horrível, doloroso, embaraçoso(ainda mais pra uma criança).Eu passei de tudo,inúmeras pomadas,remédios e etc.;às vezes melhorava, mas nunca sarava de verdade, e às vezes piorava;o contato com sabão ou qualquer coisa assim, piorava muito(é assim com vc?);o emocional tb fazia piorar, e eu sempre fui ansiosa, embora só tenha noção disso hj. Bom, só fui sarar mesmo,ter mãos sadias de verdade, depois que fui pra Homeopatia(salve Hahnemman!!). Foi como um milagre, uma bênção, sei lá. Até me emociono ao escrever, pq só quem passou por isso sabe como é ruim. Por que vc não procura um bom Homeopata? mas que seja unicista; no Rio tem mtos pluralistas,mas não é mto legal misturar.
    Como as suas mãos ficam?só pra eu saber se é parecido com o meu caso.

    ResponderExcluir
  4. dermatite é qualquer inflamação na pele. a minha é assim, primeiro surgem umas bolhas minúsculas na palma da mão, depois elas secam, depois a pele descama. uma crise leva umas 3 semanas pra passar. a última foi tão ruim que começou antes do natal e até hoje eu estou vendo sinais.

    já fui a vários dermatologistas, desde que era criança. uns dizem que é de contato, q eu não devo usar produtos químicos, nem encostar em tinta de jornal ou xerox. particularmente, eu não concordo, acho que não é de contato. eu noto que quando tem uma mudança brusca de temperatura a dermatite se manifesta.

    qual a diferença entre unicista e plurarista?

    ResponderExcluir
  5. Darrr, pensei que dermatite fosse o nome da doença ou algo assim...

    A que eu tinha era na palma da mão e entre os dedos tb. Dizem que toda manifestação na pele e alergias têm origem emocional.
    Depois de curada eu posso mexer com qualquer coisa hj,que não acontece nada;apenas sou sensível a cheiros fortes, seja de sabão,perfumes, desisfetantes,e etc; mas isso é da minha cosntituição mesmo, não tem para aonde fugir. Na TPM então, nem uso perfume, pq irrita a mim mesma; e isso pq eu uso lavanda.

    Desculpe, mas a resposta,pra ficar razoável, acabou ficando comprida:

    Os médicos unicistas vêem o indivíduo como um todo, uma pessoa, e não só uma parte dele,como por exemplo, uma mão, uma perna, só os dentes(como no caso dos dentistas), o olho, etc; então, após fazer a anamnese do paciente, de todos os sintomas físicos e psicológicos, ele vai prescrever um único medicamento , que é o que mais se assemelha à pessoa, pois na Homeopatia, "semelhante cura semelhante", e que abranja todos os sintomas e sinais que o paciente apresente; este é chamado de "medicamento de fundo". Qdo há necessidade, eles prescrevem até 2 medicamentos de uma vez, de forma alternada, mas isso é mais em casos de doenças agudas.

    Já os pluralistas seguem a escola francesa, e usam vários medicamentos de uma só vez. Nunca me consultei com um pluralista, mas quem conhece, diz que eles se parecem mto com os alopatas, pois tratam apenas da doença e não do doente; dizem que pra cada sintoma/queixa, eles receitam um remédio(haja remédio, hein?!),as consultas são rápidas(dos unicistas é demorada e humana) e a concentração dos medicamentos é mais "fraca". Não os vejo com bons olhos e os unicistas tb não, pq foge da base da Homepatia, que é tratar o indivíduo como um todo, e não como partes, levando em conta a sua individualidade, sintomas mentais e modo de ser. Na minha visão de leiga, acho que eles não se aprofundam, não tratam a raiz da doença, apenas a causa, assim como faz a Alopatia.

    Veja este exemplo, dado por um Unicista ,dr. Marcos Dias,sobre a enxaqueca:
    "Ao contrário da Alopatia, que constata que alguém está doente com enxaqueca, porque apresenta os sintomas dela, a Homeopatia procura entender porque e como a pessoa desenvolveu um conjunto de sintomas, no caso a enxaqueca".
    No caso do Unicista, ele iria fazer inúmeras perguntas, e a enxaqueca seria apenas mais um
    sintoma pra ele chegar ao medicamento de fundo do indivíduo que tem a enxaqueca;no caso do Pluralista, ele receitaria um medicamento para a enxaqueca, o sintoma , e não para o doente,que é quem precisa ser tratado.
    Várias pessoas com as mesmas doenças, não necessariamente serão tratadas com o mesmo medicamento, pois vai depender dos sintomas e particularidades de cada uma.

    Espero que não tenha ficado confuso.

    ResponderExcluir
  6. que interessante isso, não conhecia essa diferença. mas, pelo que vc falou, o homeopata aqui de casa é unicista. as consultas demoram muito.

    eu não vou há muito tempo, justamente porque acho consulta de homeopata MUITO pessoal e ele é muito amigo da família, pai de uma amiga minha. não me sinto confortável pra passar por uma consulta dessas. não por ele, mas eu sou assim.

    vou procurar um unicista e marcar uma consulta... :)

    ResponderExcluir
  7. É verdade, as consultas são extremamente pessoais,e não se pode ter pudor de esconder anda, pq qto mais informações,mais fácil de chegar ao medicamento ideal pra pessoa. Eu tb ficaria constrangida em me consultar com um médico pai de amiga,embora exista a ética, deve ser estranho.

    Êêêê, procure um unicista sim, vale a pena!!é bom ter a indicação de alguém que já conheça,pq tem que haver empatia.

    ResponderExcluir
  8. Ah, esqueci de dizer, mas se chorar fosse esporte olímpico,nós formaríamos uma dupla imbatível,não ia ter pra ninguém, até pq, europeu não chora,rsrsrs.

    ResponderExcluir
  9. hahahaha podia até rolar um time pra revezamento, pra ninguém ficar desidratado...

    ResponderExcluir