segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Assisti a O Lenhador e agora estou pensando em dedicar a minha vida a assistir a todos os filmes do Kevin Bacon.

Não consigo imaginar outro ator que pudesse me fazer chorar por causa de um pedófilo.

Porque, você sabe, toda aquela história de Humbert Humbert não me convence.

Eu odeio Lolita porque as pessoas não entendem que é um livro sobre pedofilia. O Adrian Lyne achou que era sobre o amor. Só esqueceu a parte doente. E ficou uma coisa meio sexy. E me incomoda ver que alguém pode entender o livro dessa forma. E que alguém entendeu assim, e não só entendeu, mas eternizou essa interpretação num filme com o Jeremy Irons. Mas aí você vê os filmes que o Lyne fez e entende aonde ele queria chegar.

Só que você não pode fazer isso quando está contando a história de um homem que deseja a enteada quando a enteada é uma criança. Eu acho. Não só por uma questão moral/moralista, mas por fidelidade aos personagens. Um pedófilo não pode ser retratado como um homem apaixonado. Isso é acabar com o personagem.

Acho que o Kubrick entendeu melhor. Mas a atuação dos anos 50/60 não me agrada muito. Isso é um problema, eu sei.

0 se importando com isso:

Postar um comentário