terça-feira, 30 de outubro de 2007

Começo a preparar meu espírito para o verão. Não por causa do calor. Cara, o calor é o de menos. Preciso me preparar por causa das mangas. Se vocês não tem mangueira em casa, não sabem o horror que é ter toneladas e toneladas de mangas e não saber o que fazer com elas.

Minha vó tem mangueiras em casa, tá? Então, primeiro todo mundo come as mangas. Eu, não. Porque as mangas da minha avó têm fiapos. E eu só como manga com garfo e faca, o que é impossível de fazer com aqueles fiapos todos. Eu só tomo o suco. Enfim, quase todo mundo come as mangas. Eles vão comendo, vão comendo, vão comendo. Se liga que minha avó tira mais ou menos umas 30 mangas por dia.

Aí chega a hora em que ninguém agüenta mais comer manga, né? Mas alguma coisa tem que se fazer. Os vizinhos ganham bolsas de mangas, mas elas continuam aparecendo e cada vez mais. Tô falando que dá um desespero. Então se começa a fazer sorvete de manga. Mousse de manga. Doce de manga.

Quando chega no pudim de manga, eu bato o meu pé e digo que não.

15 comentários:

  1. Nossa, que delícia. Eu AMO mangas!
    Posso aparecer por aí com um carrinho de supermercado??? rs!

    ResponderExcluir
  2. opa, posso ir ai buscar um tanto de manga pra mim?

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu vivi isso a minha vida inteira. O quintal da minha voh tem 4 mangueiras. Eh manga que nao acaba mais. Geleia de manga, vc jah comeu? Eu amo. Acho a fruta mais gostosa e charmosa do mundo!

    P.S.: Meu nome, na identidade mesmo, eh Ana Manga ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu sei do que você tá falando Renata, tem uma mangueira no quintal aqui de casa. Mas esse ano tô até feliz porque tá dando tanta chuva de vento que metade delas caiu ainda bebê.
    Maaaas (sem pre tem um maaaaaas) o que fazer com o cheiro nojento de mangas-bebê apodrecendo no 'terreiro'?
    :*

    ResponderExcluir
  5. Renatinha, faz uma ronda pelo seu bairro e veja quais as escolas públicas que tem por aí. Por causa do calor muitas vezes as frutas da merenda se resumem a banana, e inevitavelmente pretas por causa do calor.
    Meus pais têm um sítio em Friburgo e sofrem com esse mesmo problema - quer dizer, minha mãe sempre acha que é melhor plantar mudas demais do que de menos, e o resultado é que toda colheita é de duas toneladas de-alguma-coisa pra cima. Aí eles doam para as escolas públicas e para as igrejas.
    Minha mãe, além disso, bate no processador e coa o suco de mangas, limões, maracujás e outras frutas, e congela: a polpa dura o ano inteiro. Quando ela tem que dar um presente a alguém (como uma visita especial) ela dá uma cestinha com garrafas bonitas etiquetadas e laços. É um presente diferente e as pessoas gostam, principalmente no verão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Quer trocar as mangas pelo abacate manteiga lá de casa? Tipo, produto de exportação.

    ResponderExcluir
  7. hahaha. O milagre da multiplicação das mangas.

    Mas eu amo mangas. Suco de manga é o meu preferido!

    ResponderExcluir
  8. hahahhaha. eu só como manga, nao tomo suco, nem pudim, nem nada.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, espia no Rainhas do lar (http://www.rainhasdolar.com/), que está com um post bacana com receita de doce de manga verde. Pode ajudar a acabar com as danadas de forma diferente.
    Beijas.

    ResponderExcluir
  10. Seou super solidária: morei numa casa que tinha 5 mangueiras. Quando chegava ao ponto da mousse de manga ninguém aguentava mais.

    ResponderExcluir
  11. Renata, pode aparecer com dois até! por favor!

    Ingrith, sim, por favor!

    Elise, fique com todasss!

    Ana, ahhh, geléia de manga a minha tia fez um ano desses. eu adoro manga, mas só como suco. ou em cubinhos que eu não tive que cortar...

    Carol, é um tormento, né? eu nunca vi árvore pra dar tanta fruta quanto a mangueira...

    Suzana, a única escola do bairro tem mais mangueiras do que a casa da minha avó. acho que eles até batem na gente se oferecer! hahahaha
    tem um orfanato aqui, minha avó já mandou mangas pra lá, mas depois de duas semanas eles disseram que não precisava mais. ninguém agüenta as mangas! o que minha avó faz é colocar no muro. o pessoal passa por lá e pega...

    gostei da idéia de guardar as polpas! isso a gente nunca fez!

    Fabiana, hum, acho abacate tão lindo, tão lindo...

    Renata, é um dos meus preferidos tb!

    Cinthya, eu só como a manga se não tiver fiapos e puder ser cortada em cubinhos. pra eu comer de garfo. ou tomo o suco...

    Elise, é mesmo! obrigada!

    Mariana, hahahahaha, verdade. quando chega na mousse ninguém agüenta mais ouvir falar em manga.

    mas no ano passado o pessoal agüentou até o pudim...

    ResponderExcluir
  12. Catei muita manga na minha infância, no morro atrás do prédio onde morava. E jaca.

    E, pra ser bem sincero, nem sei se já comi dessas duas.

    ResponderExcluir
  13. Elas acasalam e procriam igual a coelhos, será? Mais que coelhos?!?! Sério?!?! rsrsrsrsr... Eu tb só gosto da manga se for num bom suco. Meu avô teve chácara por toda a minha infância. Então compreendo muito bem o que é essa super-lotação-hortifruti em casa...

    ResponderExcluir
  14. Elesbão, taí, jaca é uma fruta que eu nunca conseguiria catar. porque não tenho força pra carregar.

    nunca comeu manga nem jaca?

    Jana, não sei o que acontece com as mangas, eu não sei como uma mangueira é capaz de produzir tantas. é assustador!

    ResponderExcluir