segunda-feira, 26 de dezembro de 2005

Amar não é...

José Angelo Gaiarsa na TPM #48.

O casamento é uma prisão?
Nem discuto isso porque para mim é a coisa mais evidente do mundo. Aliás, você jura diante de Deus, das testemunhas, que vai amar até o fim da vida. Não tem cabimento uma coisa dessas.

E isso é impossível?
Não acho impossível, mas acho impossível jurar isso. Como é que posso prometer uma coisa dessas? Tinha que ser: “Estou amando você, vamos fazer força para durar”. Agora, “Juro que vai durar a vida toda?”. É a repressão matrimonial. Ou seja, falamos da repressão sexual e agora da matrimonial, que é seguida pela repressão maternal.

Por trás disso existe um culpado?
Somos todos culpados. Porque você que se diz liberal está olhando para a sua amiga e se ela for meio galinha você é a primeira que dirá: “Olha aquela lá, que coisa”. Somos todos policiais do sistema. Todos vigiam todos para que ninguém faça o que todos gostariam de fazer. Somos todos carcereiros e prisioneiros.

O que impede que nos amemos?
Primeiro: as diferenças sociais. Isso gera revolta, ressentimento, depressão. A nossa trama social é envenenada. Preciso ter certeza de que você não vai me machucar, somos extremamente defensivos, desconfiados, ansiosos e medrosos. A segunda fonte de separação nas pessoas vem da sua infância. Qual é a palavra que criança mais ouve? “Não”. Quase tudo que é espontâneo e livre não pode. Esses dois fatores tornam o homem desconfiado e incapaz de amar. Está esperando a hora que o outro vai machucá-lo. Esse é o contexto que torna o amor tão difícil.

E qual é a grande solução?
O Oriente explica mais ou menos: se tudo é péssimo, fique alerta, consciente. Não entre de cabeça dizendo que agora está amando porque vai dar com a cara. Não arme, mas também não desarme. Tudo isso é o normal. No final, a gente volta tudo: por que amar é tão difícil?

Um comentário:

  1. Amarnão é...casamento!
    Amar é abdicar de tudo que é "ego" e se entregar ao amor sem medo de ser feliz, infeliz, traído, de morrer, de viver; é a vontade de ver seu amor feliz, muito feliz, mesmo ao preço de sua total infelicidade.

    Já casamento, ô peste!
    É o ato de tornar o amor legal, responsável, reconhecido perante as autoridades social e divina; proteger seu amor perante a vida e a morte; dar aos frutos dessa união, paz, conforto comunitário e proteção social; dar também aos enlaçados o direito de contenda derimidas em Fórum próprio. Enfim, é bom e é ruim, como tudo na vida. Como também é apenas minha opinião.
    Em plena madrugada, eu estava a navegar com minha náu virtual e, clikando em "João Cabral de Mello Neto" em meu blog, aportei no seu lindo blog. Além de João Cabral, temos outra paixão comum: Nova Iguaçu!
    Sou Paulo Brasil e Lima e meu blog é: http://livroperene.blogspot.com
    Dê uma voltinha lá e veja: "Nova Iguaçu, Velha Paixão" e "O Casamento". Este último, p'ra se divertir. Abraços, Paulo.

    ResponderExcluir