quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Comprei um livro usado pela primeira vez na vida. Sempre acho que vou abrir um livro usado e ali entre as páginas vai estar um vírus mortal causador da morte do último leitor ou uma barata morta, mas superei e comprei esse livro usado, que nem parece usado.


Talvez ele nunca tenha sido lido, só esquecido em alguma prateleira - por isso está amarelado, encontrado e vendido para que ninguém ficasse no prejuízo. Só a lateral das páginas está um pouco amarelada, não há nenhuma parte sublinhada ou anotação e acho que por isso eu não acredito que ele tenha sido lido. Porque eu rabisco todos os meus livros ou quase todos. Se ele não foi lido, ainda assim é um livro usado?

Então eu comprei esse livro usado porque não achava mais dele novo, estava esgotado.

Comecei a ler o meu livro usado e me vi cheia de pudores de rabiscá-lo. Pensei que ele tinha sido guardado até aqui, por que eu merecia escrever nele? Depois de mim, ele ficaria imprestável.

Até que eu não resisti.

"O amor é fodido. Hei de acreditar sempre nisto. Onde quer que haja amor, ele acabará, mais tarde ou mais cedo, por ser fodido.

É melhor do que morrer. Há coisas, como o álcool e os livros, que continuam boas. A morte é mais aborrecida.

Por que é que fodemos o amor? Porque não resistimos. É do mal que nos faz. Parece estar mesmo a pedir. De resto, ninguém suporta viver um amor que não esteja pelo menos parcialmente fodido. Tem de haver escombros. Tem de haver esperança. Tem de haver progresso para pior e desejo de regresso a um tempo mais feliz. Um amor só um bocado fodido pode ser a coisa mais bonita deste mundo."

(O amor é fodido, de Miguel Esteves Cardoso)

9 comentários:

  1. E o livro continua bom até o fim ou cansa?

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro livro usado. Já frequentei muitos sebos, mas hoje eles estão quase extintos em minha cidade, graças ao crescente número de shoppings e livrarias megastore.
    Capitalismo também é f*da.

    ResponderExcluir
  3. Renata, onde você conseguiu achar? Não estou encontrando, nem usado.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comprei na www.estantevirtual.com.br

      você faz a busca e ele procura em vários sebos do brasil. quando eu comprei, tinha outros exemplares.

      Excluir