sábado, 11 de maio de 2013

Eu sinto falta de manuais de instruções.

Não sei quando eles se tornaram desnecessários a ponto de não acompanharem mais os produtos que eu compro, mas aconteceu. Eu sinto falta daqueles manuais grossos, cheios de instruções óbvias, que me ensinavam até como ligar meu aparelho novo.

Não se fazia nada sem um manual. Quando meus pais compraram um micro-ondas Sharp fora do Brasil em 1991, minha mãe mandou traduzir o manual. Era muito importante aprender como esquentar a comida no forno novo. O manual traduzido veio encadernado em arame preto e capa fumê. Nada mais é fumê e ninguém mais lê o manual.

Faz só alguns anos eu traduzi o manual de um aquário. E na mesma época me pediram o orçamento de uma tradução do manual de uma máquina de costura. Eu tive que devolver sem traduzir, o manual estava em sueco.

Eu não sabia que a bateria só duraria 30 dias se a wifi estivesse desligada. Eu não sabia que ela duraria pouquíssimos dias se a wifi estivesse ligada. Eu pensei que houvesse alguma coisa errada com o aparelho. Pesquisei no google. bateria+duracao. Eu tinha que desligar a wifi.

Era óbvio.

E foi aí que eu percebi que o aparelho não tinha vindo com um manual. Se tivesse um manual, eu teria lido. Eu saberia que era preciso desligar a wifi. Eu estaria preparada. E foi aí também que eu percebi que os últimos aparelhos eletrônicos que eu comprei não vieram com manual. Vieram com um livreto de poucas páginas, algumas fotos, talvez uma garantia em várias línguas diferentes. Eu senti falta de um manual de instruções, como tenho sentido há algum tempo. Sinto falta das instruções, das óbvias principalmente. Tudo é tão moderno, tão avançado que eu preciso que alguém me explique as coisas mais simples. Renata, liga o aparelho aqui, ó.

Eu preciso desligar a wifi se eu quiser que a bateria dure até 30 dias.

Eu preciso que alguém me diga isso, que alguém me explique pra que serve cada botão do meu novo aparelho, que alguém me diga que buraquinho dele serve pra conectar na tomada, que buraquinho dele serve pra conectar no computador e que buraquinho dele serve pra receber um cartão de memória que vai fazer com que caiba tanta coisa ali quanto eu jamais imaginei que fosse possível.

Eu preciso de uma seção com respostas para as minhas perguntas. Eu tenho muitas perguntas sobre cada novo aparelho que eu compro. A primeira delas é "por que eu comprei mais uma buginganga?" e a segunda sempre é "como fui capaz de viver sem isso até hoje?"

Eu preciso de uma seção que me diga o que fazer pra resolver cada problema que meu aparelho possa ter. Eu quero saber o que está acontecendo se uma luz verde piscar três vezes e se devo me preocupar caso uma luz azul pisque apenas uma vez.

Eu não sei o que aconteceu com os manuais de instruções. Não sei por que eles desapareceram, por que foram tirados de nós. Talvez todo mundo tenha ficado mais esperto, tão esperto que não precisa mais de instruções. Todo mundo, menos eu.

23 comentários:

  1. Pergunta bem pertinente essa: "Por que eu comprei mais uma buginganga?" Posso dizer que sempre que compro algum aparelho também tenho perguntas não respondidas pelo manual, e fico frustrada, porque acho divertido saber TUDO sobre um produto. Outro dia ganhei uma Estação de Retrabalho e no manual não vinha escrito o essencial: pra que diabos serve essa coisa? Tive que bem mal interpretar com base nas parcas informações da folheto informativo e complementar com o Google. Descobri que provavelmente posso matar alguém com o troço.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do tipo 'espertinho' que NUNCA olha o manual, nem mesmo quando não sabe absolutamente nada sobre o equipamento. Eu me viro, vasculho, fuço, aprendo sozinha. Minha raiva é quando acontece alguma coisa e preciso do manual, daí o manual NÃO TEM A RESPOSTA! #raivaraivaraiva

    O meu manual ideal seria um pra vida. Um que esclareça o que fazer em casos amorosos confusos, como agir com chefes estranhos e ranzinzas, como se restabelecer depois de imensas perdas, essas coisas.

    Onde vende? HAHAH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaaha, pra isso nunca teve. a gente nem pode reclamar da falta atual.

      eu sempre amei manual, lia inteiro.

      Excluir
  3. A falta de manuais é estágio da vingança dos nerds, agora precisamos sempre de um nerd por perto.

    ResponderExcluir
  4. Eles dizem que o uso dos gadgets hoje é intuitivo. Eu não tenho intuição, eu sigo instruções, por isso acabo procurando no google e baixando o tal manual pra pessoas que não aceitam esse jeito 'orgânico' de aprender a usar os aparelhos.
    É isso ou jogar na mão do meu sobrinho de dez anos, que já nasceu equipado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, pois é, então eu tenho uma péssima intuição. me diz o que fazer, por favor.

      Excluir
  5. Por acaso a bugiganga é um Kobo?
    Se for, você acabou de me explicar porque a minha bateria também não dura!!! =)
    Se não for, bom, vou tentar do mesmo jeito, e tenho a mesma reclamação a fazer: cadê o manual explicando tudinho?!

    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um Kobo sim, Giovana! Se você desativar a wifi, a bateria dura muuuuito. Mas com a wifi ligada, acaba muito rápido.

      Liga a wifi só quando você for baixar os livros. =))

      Excluir
    2. Isso do wifi eu já imaginava, mas me surpreendi por consumir muita energia só por ficar na tela de descanso. Achava que o consumo seria menor. Vivendo e aprendendo, né.

      Excluir
    3. pois é, que a bateria vai durar menos com a wifi ligada a gente já sabe, mas não pode imaginar que é TANTO, né?

      fiquei impressionada.

      Excluir
  6. Eu li o texto todinho com a plena certeza que não era sobre eletrônicos que você estava falando. Risos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Igual que yo! Pensei que cê fosse concluir dizendo que manuais de instrução são tão importantes que todo mundo devia vir com um.

      Excluir
    2. hahahaha, não. eu tenho gostado de não saber o que vai acontecer. =)

      Excluir
  7. Olha... eu compro a bugiganga e preciso do manual pra me habituar.
    Então eu procuro no site da fabricante.
    E fico horas fazendo passo a passo toda e qlq idiotice q estiver escrito la.

    ResponderExcluir
  8. A prova:

    http://download.kobobooks.com/magento/userguides/downloads/KoboTouch/kobotouch_userguide_br.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faria todo o sentido se esse manual tivesse vindo dentro do aparelho.

      Excluir
  9. O meu não dura 30 dias nem com a wifi desligada.Também pensei que ele estava com defeito na primeira semana. E o vendedor era muito idiota e não sabia de nada.Claramente ele não usava um e-reader.

    ResponderExcluir
  10. É muito simples. O manual não tem mais a utilidade que antes. É mais fácil - e barato - a empresa disponbilizar um manual em PDF. E pro usuário é até mais fácil e simples encontrar a resposta no Google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o manual podia ter vindo dentro do aparelho que é feito para leitura. isso sim seria simples. =)

      Excluir
  11. Reparei isso também. Antes me divertia por horas lendo sobre cada função, cada detalhe... hoje não dá mais tempo de explorar tudo pois até lá o aparelho já quebrou e precisamos de outro ! Não se fazem nem manuais, nem aparelhos como antigamente ! E só vamos acumulando mais e mais bugingangas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha, verdade. não dá muito tempo de aprender sobre o aparelho porque a gente logo compra outro.

      Excluir