quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Ontem conheci um amigo do frances. Nao sei se todo mundo mente quando diz que franceses nao gostam de falar ingles, porque todos os que eu conheci ate agora falavam ingles muito bem e nao se importam em falar ingles comigo. O amigo de ontem me surpreendeu. Tinha uma pronuncia linda e nao cometeu erro nenhum.


A lingua que a gente fala aqui tem sido um caso a parte. No começo era so ingles. Agora ele começou a querer aprender portugues. Entao às vezes estou distraida e ouço "Renata, queres beber algo?" ou "Vamos para casa?" ou "Que linda! Que fofa!" ou "Tintia, saudadeee!" Quer dizer, ele basicamente repete coisas que me ouviu falando um dia na vida. Com exceçao do uso do "tu", que é alguma coisa que ele aprendeu num manual de portugues, acho. Eu jà disse que ninguém fala assim no Brasil, mas alguém escuta?

Enfim, agora a maior parte das frases ainda é em ingles, mas agora temos tambem portugues e um pouco de frances.
...
Eu ainda nao passei nenhuma foto pro computador, por isso ainda nao coloquei nenhuma aqui. As primeiras fotos estao na camera do F., que nao tenho ideia de onde esteja. Talvez no apartamento dos pais dele, talvez em algum lugar deste apartamento mesmo.

Mas a foto que interessa, a do macaron do Pierre Hermes, esta na minha camera. Weee!

13 comentários:

  1. Gente, mas esse namoro vai de vento em popa hein?

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo francês que fala Inglês perfeitamente. E também não se incomoda em conversar em Inglês. Aliás, ele fala Espanhol e Português perfeitamente também. Conversar com ele é certeza de falar parte em Inglês, Francês (que falo o básico), Espanhol (que eu não falo quase nada) e Português. Adoro!

    E tem coisa mais linda e cuti cuti do que um gringo tentando falar Português? Sério, não tem. Até os erros eu acho lindos. Meu ex falava que minhas cremas de cabelo eram ótimos. Eu quase derretia. E eu torço para que, quando eu ligo prum amigo americano, caia na caixa postal só pra ouvir "Vôce líígou parrrra Fulano. De-xa sua recado que... (pausa) reto... retorna-rei quando púder". Morro de ataque de ternura.

    Acredito que você esteja vivendo dias e mais dias de ataques de ternura. Aproveite, aproveite e aproveite. E se jogue mesmo! (fico louca de vontade de falar tanta coisa porque já vivi situação um tantinho parecida, mas deixo isso prum email futuro!)

    ResponderExcluir
  3. nós gaúchos usamos o Tu sim, aproveite o passeio maravilhosamente bem, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Macaron!
    Ui, cacete...
    Você já passou na Ladurée? Meu sonho!

    ResponderExcluir
  5. Fabiana, ah; quem pode dizer? a gente nunca sabe... :)

    Chu, sim, tenho vivido muitos ataques de ternura e tb muitos ataques de riso, porque alem de querer falar portugues, ele quer sambar, hahahaha

    sim, mande um e-maill, eu fico louca de curiosidade assim, hahahaha

    Renata, ai mesmo, assim vou ter que comprar muitas roupas novas aqui...

    Mauriceia, e verdade! vcs falam e ainda conjugam o verbo corretamente. no rio a gente ate usa o tu, mas conjugando o verbo como você...

    Elisa, ja passei por algumas Laduree, mas ainda nao entrei, acredita? estou sempre indo fazer alguma coisa quando vejo uma e nunca paro, porque quero ir com tempo e comer tudo que quiser.

    ResponderExcluir
  6. É pq vc ainda não teve que falar com nenhum velhinho do tempo do ronca... não, nem precisa ser velhinho, pode ser gente de meia-idade mesmo, 45, 50 anos;além de serem grossos, mesmo que falem inglês, fazem uma cara de c* qdo vc pergunta, e são extremamente arrogantes. Jovem e "bem nascido" geralmente fala inglês bem sim, mas esses são as exceções.A maioria fala mal e porcamente com acento na última sílaba, o que me irrita profundamente.

    ResponderExcluir
  7. ai, que feliiiiz por vc! parece que vc tá óooooooooooootema!

    ResponderExcluir
  8. Jussara, e verdade, acho que tenho dado sorte com os franceses que eu encontro aqui. mas outro dia conheci uma amiga do f., a irma dele foi com ela escolher uns tecidos e eu encontrei com as duas depois. ela ia pegar a mesma linha de metro que eu na volta (a amiga), e eu fiquei toda assim pq ela so tinha falado em frances na loja. ai no metro ela falou ingles comigo e eu fiquei sem entender, ne? mas foi a unica pessoa que nao falou ingles de cara...

    Jana, weee!!!

    ResponderExcluir
  9. Ja' eu dava tudo pra algum australiano querer falar comigo em frances, mas ate' agora so' uma empregada do aeroporto de Auckland falou um tiquinho comigo. Meu ingles e' muito pior do q eu pensava, mas pelo menos consegui comprar tudo o q queria (e podia) no shopping (entao nem e' tao ruim assim, ne'am).

    ResponderExcluir
  10. ja foi a todos os pontos turisticos, ana? e la que a gente encontra gente falando a lingua que a gente quer ouvir...

    ResponderExcluir
  11. Alguém fala assim (tu) no Brasil, sim!! E conjugamos completamente errado! conjugamos como "você". Prá cê ver...rsrsrsr

    Tô vendo que tua próxima viagem vai ter que ser a Porto Alegre!!...rsrsrsr

    Aproveita bastante, guria, e continua contando as novidades que a gente vai acompanhando.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  12. é verdade, é verdade. no sul eles usam o tu e falam direitinho.

    no rio a gente conjuga como você...

    estou aproveitando muuuuito!

    ResponderExcluir