quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Oi, sobrou alguem no Brasil? Ha brasileiros aqui por todos os cantos. La nos Alpes era legal falar que sou do Brasil, porque eles acham tao exotico e perguntam sobre as praias, samba e carnaval. Sempre tem uma piada sobre o Brasil ter perdido a copa pra eles. Rende assunto. Mas aqui acho que nem tem graca, porque aonde vou tem um brasileiro.

Eu tava me achando uma enxerida por ouvir pessoas falando em portugues e puxar assunto com elas. Mas hoje estava andando pelo Latin Quartier, perto de Notre Dame e passei por um restaurante grego. Comi minha tarte numa casa de cha e quando passei de volta pelo restaurante, o cara que fica chamando as pessoas pra dentro falou "hi" e eu respondi "hello", ele disse" where are you from?" e eu disse "Brasil!", ai ele falou "ahhhhh, brasileira tambem!!!" e ele e de Fortaleza e mora aqui ha 10 anos e me falou que estava indo pro Brasil pro carnaval. Eu disse "que pena, vou perder o carnaval deste ano" e ele me disse que isso e maluquice, que nao se perde o carnaval por nada.

Eu sai sozinha hoje, comprei um guia e fui andar. Peguei o metro e agora posso dizer que e tudo intriga quando dizem que os franceses nao cheiram bem. O metro estava cheio e o ar estava agradavel. Bom, pode ser porque e inverno, quem sabe...


Tirei mais fotos hoje, mas como estava sozinha, so tem fotos da minha cabeca gorda e algum monumento ao fundo.

11 comentários:

  1. Isso aconteceu váaaaaaaaaarias vezes comigo, Rê. De começar a falar em inglês e depois descobrir que a pessoa é brasileira também. Sempre rendeu boas risadas.



    Ah! Os garçons tem sido cordiais?

    ResponderExcluir
  2. Garçons cordiais na França, Renata R.? vc tá zoando, né? :D

    ResponderExcluir
  3. Renata, e como tem brasileiros aqui, ne? e assustador!

    eu nao tenho ido a restaurantes. fui a um anteontem e o garcom que atendeu a nossa mesa foi bem simpatico. mas nos cafes as pessoas sao mais serias, principalmente os mais velhos. nao respondem ao seu bonjour nem au revoir.

    mas quando eu sou atendida por funcionarios mais novos, eles percebem que eu nao falo frances e logo me perguntam se eu falo ingles.

    Jussara, olha, mas eu encontrei um que era aqui em paris!

    la nos alpes encontrei varios, mas as pessoas la sao simpaticas demais nas estacoes de esqui. te recebem nos liftings com um sorriso, sao muito gentis. nos restaurantes nos topos das montanhas eles sao muito simpaticos tb... mas aqui em paris so fui a um restaurante ate agora.

    ResponderExcluir
  4. Menina, você está realmente muito Pollyana!

    Houve dias em que eu e o João sentíamos náuseas e vontade de vomitar por causa do cheiro do povo... E não era só no metrô, não.

    ResponderExcluir
  5. volte no verão e me conte então... fuuummm...

    ResponderExcluir
  6. Patricia, que sorte que eu estou dando, entao! mas acho que deve ser o frio, sera? nao da pra suar, acho que e isso...

    Jana, nao sei se quero arriscar!

    ResponderExcluir
  7. É que o problema são os parisienses; saindo de Paris é tudo mais cordial, digamos assim. Pode até que ser que um garçom estrangeiro que more em Paris seja um pouco mais simpático, mas garçom parisiense mesmo, acho difícil; se vc encontrou , deu sorte. E tem uma explicação trabalhista pra isso, mas tô com preguiça de explicar :/. E outra: eles geralmente atendem mto mal, independente de ser garçom ou não, pq não gostam de servir;tem uma outra explicação pra isso tb...enfim, vc só deve estar andando em lugares chiques e famosos, ainda não teve contato com a plebe, ahuahuahuahua.

    ResponderExcluir
  8. nossa, la nos alpes as pessoas eram simpaticas demaisss! mas a familia francesa me falou que la eles sao muito mais simpaticos do que os parisienses. acho que estou dando sorte, pq todos foram simpaticos comigo aqui em paris...

    ResponderExcluir
  9. pode ser pq e' inverno, porque nao tem uma alma que eu conheca que nao fale mal do metro por ai'. Geralmente as palavras sao "nojo", e "ansia de vomito".

    (angustiante escrever sem acentos)

    ResponderExcluir
  10. nem me fala, estou indo a loucura com esse teclado sem acentos!

    em casa uso um computador com teclado frances, da pra me virar com os acentos, apesar de ser chatissimo as letras em lugares trocados.

    mas aqui no apto dos pais do f. o teclado e como o nosso, mas sem acentos, quero mataaaar um!

    ResponderExcluir
  11. Que sorte, eu passava mal com o cheiro nos lugares. Mas era verão. E achei as pessoas muito gentis.

    ResponderExcluir