segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Uma das coisas mais duras que eu já ouvi foi "você tem essa tendência a depressão, a vida vai ser mais difícil pra você do que pra maioria das pessoas. tem que aprender a viver com isso." Eu ouvi isso na terapia. Não era uma novidade pra mim, mas foi um soco no coração mesmo assim.

Porque eu não quero que seja difícil. Eu quero que seja fácil. Eu quero sorrir sinceramente e por nada. Eu não quero ficar sentada, sem saber o que fazer, sem força nem pra chorar, de tão exausta por sentir o que eu sinto. Eu não quero não ter o que responder quando alguém me pergunta por que eu estou triste.

Sabe? Ter que aprender a viver com isso não resolve o problema. Ter que aprender a viver com isso faz com que eu não esqueça que pra mim - e pra tantas pessoas - algumas coisas são mais difíceis. Faz com que eu me pergunte, quando choro "todo mundo estaria chorando agora se estivesse no meu lugar?"

Bom, o que eu quero dizer é que foi duro ouvir isso. Tá? Embora eu já soubesse e embora eu saiba que tanta gente sente a mesma coisa. Quando alguém confirma, dói como se a gente não soubesse.

E vou te dizer que tem dias em que meu cabelo tá tão revoltado, naqueles dias em que nadanadanada dá jeito nele, vou te dizer que nesses dias prefiro ouvir isso mil vezes a ter que lidar com meu cabelo.

12 comentários:

  1. Eu te entendo, mas com o tempo aprendi 2 coisas que me ajudam: quando as coisas estão praticamente insuportáveis eu penso no ditado: " A vida é dura para quem é mole". Costuma dar certo!
    E quando o sofrimento e a tristeza se transformam em dor física eu faço caretas para esta dor, tentando espantar. Faça careta para a dor!

    ResponderExcluir
  2. acho que por isso fujo da terapia. não quero ouvir.

    clarice

    ResponderExcluir
  3. A única vez que choro na terapia é quando ele me diz exatamente essa mesma coisa. Única vez que choro pq ainda tenho dificuldade de chorar na frente dos outros, mesmo que esse outro seja tão íntimo quanto meu terapeuta.

    Leio seu blog há tempos, já quase comentei várias vezes, já até citei ele na terapia (devido a sua ideia com os crachás, sabe?), mas esse texto de hj me tocou de uma maneira que não pude deixar de comentar.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Sou o oposto de vc. Nada parece me derrubar. Coisas simples para mim são simples e coisas complexas para mim quase sempre são simples. Vou vivendo a vida como uma passarinha, quase sem pensar nos problemas (sim, eles existem), quase sem sentir que ha algo errado(sim , sempre há algo errado), mas tambem tem dias que meu cabelo está medonho, que sinto que engordei uns mil quilos, que penso ser a pior mãe do mundo. A questão é que passa rápido, no dia seguinte me perdoo por ser uma mae com tripla jornada de trabalho, me perdoo por nao ter tendencia a monogamia (monotonia), a nao querer ser amiga de todos e me perdoo por ser eu mesma, eu assim, como posso dizer, as vezes tao legal, outras tao chata, capaz de dividir em alguns momentos e em outros de ser tao intolerante.
    A verdade é que não penso muito, as vezes sinto tudo tao intenso dentro de mim. Nao entendo o que sinto, pq nao penso. Nao olho para os outros pq decidi em um momento X da minha vida ser feliz e descobri que isso independe dos outros, dos filhos, do trabalho... Sei lá, ser feliz é profissão, tem que investir na carreira, manter o foco na gente e prosseguir.
    Se alguem me perguntar se sou feliz, direi sim, na maior parte do tempo eu sou feliz....
    Seu texto é lindo, alias tudo o que vc escreve é lindo e/ou inteligente, por isso vc é uma pessoa especial, deve sentir mesmo mais que todo mundo para poder escrever coisas tão profundas. A maioria das pessoas que conheço que sao capazes de sentir tanto sofrem pq se transbordam de sentimentos.
    Desculpe, mas precisava escrever pq seu texto mexeu muito comigo. O mundo nao sera mais dificil pra vc sempre, algo com o tempo vai mudar.Espere e verá!!!
    Um beijo
    Sinceramente
    Débora

    ResponderExcluir
  5. "A vida é dura para quem é mole"

    Que comentário é esse meu Deus?
    O que quer dizer com isso? que uma pessoa com depressão está fazendo corpo mole ao invés de enfrentar seus problemas?

    odeio gente que diz que depressão
    é frescura. gente que não sabe se por no lugar do depressivo .

    A vida já é ruim o suficiente pra uma pessoa depressiva sem ela ter que ouvir esse tipo de julgamento.

    E quanto fazer careta pra dor... sem comentários hein, se isso resolvesse,não haveria tantos depressivos.

    ResponderExcluir
  6. A Rita pegou na veia quando disse, outro dia, que seus posts parecem músicas tristes e lindas. =**

    ResponderExcluir
  7. Clarice, mas é bom ouvir, é bom quando a gente pelo menos sabe qual é o problema.

    Vívian, :D

    Débora, oi! :)

    Tina, ahh, ^.^:D

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não serve de consolo, mas eu tb sou assim. Meu Homeopata que "confirmou". Ele é até contra eu ter filhos por causa disso.
    Às vezes eu acho que meu coração vai parar de bater de tanta tristeza. Não é fácil. Eu não queria ter que conviver com isso, queria apenas ser diferente, ter uma pedra no lugar do coração como todo mundo que eu conheço, que não tá nem aí pra nada.
    E eu não sabia que outras pessoas tb se sentem assim, nem imaginaria que vc era uma delas :/.

    ResponderExcluir
  9. Acho que serve de consolo, sim. é bom saber que outras pessoas também se sentem assim porque assim a gente deixa de sentir que está sendo castigado por alguma coisa.

    serve pra aqueles dias em que dói tanto em que a gente pensa "meudeus, isso não pode ser à toa, eu devo estar pagando por alguma coisa."

    eu também penso muito se teria filhos. primeiro porque vou passar a gravidez inteira tendo medo de ter depressão pós-parto e depois por medo de passar pros meus filhos. eu venho de uma família deprimida. não sei se quero que outras pessoas sejam assim.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, vc escreve exatamente o eu sinto, tanto no post como aqui no comentário. Eu sempre penso que estou pagando por alguma coisa e tb fico exausta por sentir o que sinto.

    É mesmo, eu nem tinha pensado na coisa de transmitir para os filhos, mas somente na possível depressão pós-parto. Minha família tb tem casos de depressão: desde bisavó que se trancava no quarto por dias, até primas que têm que tomar remédio.

    Realmente, não dá pra querer que outras pessoas sejam assim, ainda mais um filho. É um caso a se pensar.

    ResponderExcluir
  11. Acho que foi a coisa mais bonita que li nos últimos tempos. E mais minha também. bj. Karla

    ResponderExcluir