sábado, 23 de dezembro de 2006

Este é meu terceiro natal vegetariano. No primeiro eu era vegetariana há menos de 20 dias. Comi uma lasanha de quatro queijos congelada, olha que deprimente. No ano passado eu comi mjadra, uma salada e bolinhos de aipim, tava muito bom. E eu amo mjadra, deve ser a minha comida favorita, enquanto tiver eu como. Como até de lanche. Com muito azeite.

Este ano eu resolvi ter mais trabalho e pensar numa pequena ceia pra mim. Que não vai ser tão pequena, vou fazer uma boa quantidade, porque todo mundo come as carnes e ataca a minha pequena ceia. E no final sobra bolinho de bacalhau e eu fico sem meus bolinhos de aipim, sem recheio nem nada.

Este ano vai ter:
Torta de grão-de-bico com recheio de palmito.

- 4 xícaras (chá) de grão-de-bico cozido
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de tahine (molho de gergelim)
- Suco de ½ limão
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Salsa a gosto

Bater todos os ingredientes no processador ou amassar bem com um garfo.
Untar um pirex, colocar metade da massa, o recheio e o restante da massa.
Levar ao forno.

Quem passou a receita disse que da próxima vez colocaria um dente de alho na massa de grão-de-bico. E fez com um recheio de PVT refogadinha. Eu acho que deve ficar bom, mas acho que vou fazer mesmo com um recheio de palmito.

Vou fazer o arroz colorido deste post.

Ainda tô na dúvida entre um purê de lentilhas ou de couve-flor. Talvez eu faça os dois, porque purê deve ser a comida mais legal do mundo.

Purê de lentilhas:
1/3 xícara (chá) de lentilha
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de coentro picado (eu vou substituir por salsinha, não gosto de coentro)
1 pitada de cominho em pó
sal e pimenta-do-reino a gosto

Numa panela, colocar a lentilha e a xícara de água e levar ao fogo alto. Quando ferver, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 20 minutos ou até que os grãos fiquem bem macios.
No liquidificador, bater a lentilha cozida por 1 minuto ou até obter um purê. Retirar do liquidificador e passar o purê por uma peneira.
Voltar o purê para a panela e acrescentar os ingredientes restantes.

O purê de couve-flor é muito simples. É só cozinhar a couve-flor, picar, fazer um molho branco grossinho (uma quantidade pequena, só pra deixar a couve-flor cremosa mesmo) e misturar a couve-flor e o molho branco no liquidificador. Temperar com sal e pimenta do reino. Pode misturar cenoura cozida também, fica gostoso, só não vou usar cenoura nele porque já vou usar cenoura no arroz.

Uma outra sugestão é fazer almôndegas de legumes. Vou dar uma receita, mas serve pra qualquer legume, é daquela categoria "mais uma idéia do que uma receita".

Almôndega de Legumes
- 100 g de farinha de rosca
- 200 g de cenoura crua ralada ( no ralo grosso )
- 200 g de chuchu cru ralado ( no ralo - grosso )
- 100 g de cebola
- 10 g de salsinha picada
- 10 g de margarina
- Pouco sal

Misturar todos os ingredientes e fazer as bolinhas. Colocar em forma untada e levar ao forno.

Com abobrinha ralada deve ficar gostoso também. Ou lentilhas, ervilhas, brócolis ou couve-flor picados.

No mesmo estilo, tem uns bolinhos de batata que são ótimos:

Bolinho de batatas ao forno da Isis.
Cozinhar as batatas. Amassar com o garfo, juntar sal, uma colher de creme vegetal, cebola e azeitona picadinhas.
Modelar os bolinhos e colocar em pirex untado com óleo.
Passar um pouco de azeite por cima dos bolinhos.
Forno bem quente.
Virar os bolinhos até ficarem bem douradinhos.
Pode colocar outros temperos, como salsa, manjericão, orégano.

Essas são só algumas, as que eu vou fazer amanhã. Se você quiser mais idéias e receitas, vai na comunidade Receitas vegan/vegetarianas. Lá tem MUITAS receitas. Procura no índice, tem um link na descrição da comunidade, ele é bem organizado. Tem receitas pro natal e ano novo, e receitas que não têm nada a ver com festa, mas que são tão gostosas que não podem ficar de fora da ceia.

8 comentários:

  1. Mto legais essas receitas. Vou apelar para as mais fáceis...
    Olhei lá na comunidade dos vegans, e tem receita pra caramba!pra uma pessoa indecisa como eu, é terrível; por isso vou ficar só com essas mesmo. E mais uma farofinha de passas, que pra mim, não pode faltar. Mas só vou fazer na segunda, no almoço, pq não tenho ânimo pra cozinhar à noite ¬¬
    Acho que o mjadra é legal tb para a virada,por causa das lentilhas e tal.Será que dá pra fazer com arroz integral?só encontrei receitas com arroz branco, e já me desacostumei de comer arroz branco.

    ResponderExcluir
  2. na torta de grão de bico, ele fica que nem uma massa mesmo que dá pra manusear e colocar no pirex direitinho? eu nunca fiz nada com grão de bico assim, imaginei que não fosse ficar tão uniforme... mas ó, essa receita parece ser uma delicinha mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Jussara, eu só ando fazendo mjadra com arroz integral, fica gostoso sim.

    Renata, temm duas opções pra massa de grão-de-bico ficar mais durinha. Pode colocar uma clara de ovo. Eu não gosto muito, porque a torta vai rapidinho ao forno e eu acho que a clara não cozinha, e não como ovo cru. Dá também pra levar à geladeira por 1 hora, aí ele fica mais durinho pra pôr na forma. Dá até pra fazer rocambole e não torta, é só esticar a massa num plástico, levar à geladeira por 1 hora e depois enrolar. Depois que for ao forno não tem problema, a massa fica cozidinha.

    ResponderExcluir
  4. Fiz algumas das receitas, e ficaram bem legais; não fiz o arroz com legumes, pq não achei o brócolis, mas fiz o mjadra.O grão - de - bico improvisei; como era só pra mim,ia ficar mta coisa, fazer a torta. Então cozinhei, misturei com a couve-flor e o molho branco + o palmito,rs. E não é que ficou bom?

    ResponderExcluir
  5. hummm, deve ter ficado gostoso mesmo...

    aqui em casa minha mãe e minha avó me ajudaram a comer a torta, mas mesmo assim sobrou...

    ResponderExcluir
  6. Ficou bom mesmo. Tá certo que sou suspeita pra falar,rs.

    Pois é, por isso não quis fazer a torta(além da preguiça),pq sabia que ia ser mto. Mas qualquer dia vou tentar fazer, em menor quantidade; até pq, o grão-de-bico rende mais do que conversa de bêbado.

    ResponderExcluir
  7. Renata, falou em receita eu fico toda interessada!! risos

    Eu nunca tinha comido grão de bico - sim, em toda a minha vida. Comi semana passada e adorei. Daí tb comi hummus e pensei que desperdicei 28 anos da minha vida.

    Com palmito deve ficar deliciosa esta torta!

    ResponderExcluir
  8. Patricia, gaaaah, hummus! adoro! sobrou grão-de-bico cozido pra fazer a torta, e no dia seguinte meu pai já fez um potinho de hummus!

    ResponderExcluir