quinta-feira, 31 de maio de 2007

Minha mãe conta que quando começou a trabalhar onde ela trabalha hoje, tinha uma funcionária do Piauí. A minha mãe chamava ela de "sirigaita". Acho que ela chamava todo mundo assim, sei lá. Era uma brincadeira dela. Tipo como hoje ela me chama de "cabeção". Bom, a minha mãe tava nessa rotina de chamar a moça de "sirigaita", até o dia em que ela começou a chorar e foi falar pro chefe que "sirigaita", lá de onde ela vinha, era um xingamento muito grave. E foi aquela história toda de "sou mãe de família, não admito esse tratamento e tal."

No dia seguinte, antes de ir pra mesa dela, minha mãe chegou perto da tal funcionária e falou:
-Não importa de onde você veio, agora você está no Rio-de-Ja-nei-ro. Eu vou te chamar de "sirigaita" até você parar de frescura.
...
Lembrei que uma vez eu tava conversando com a Luciana, e falei que tinha encontrado uma menina que estudou com a gente.
-Ah, é? Na 4ª série eu batia nela todo dia.

E eu fiquei "mas, hein?", e a Luciana me contou a história. Na 4ª série, a gente sentava em dupla, e a Luciana sentava com essa menina, que eu vou chamar de Bruna, mas só porque o nome dela é exatamente o contrário de Bruna. E um dia a Bruna falou pra professora que a Luciana tinha batido nela. Luciana jura que não tinha batido em ninguém. Sei que pais foram chamados e foi aquela coisa toda, até a menina admitir que a Luciana nunca tinha batido nela. É claro que se fosse comigo a história teria acabado aí, mas não com Luciana.

No dia seguinte, ela sentou e falou pra Bruna:
-Olha só, eu não te bati aquele dia, mas a partir de hoje todo dia você vai levar um soco, pra aprender. E não adianta reclamar com ninguém, porque agora vão achar que você é uma mentirosa.

*POF*

7 comentários:

  1. "Luciana sentava com essa menina, que eu vou chamar de Bruna, mas só porque o nome dela é exatamente o contrário de Bruna."

    será que eu sei quem é? seguindo essa lógica, acho que sei. ¬¬

    ResponderExcluir
  2. quem era sua professora na quarta série? eu jurava que tinha estudado com a luciana na quarta série, mas não com você, porque com você eu estudei na primeira e na sexta. foi isso mesmo ou estou com alzheimer?

    ResponderExcluir
  3. Como um nome pode ser "o contrário de Bruna"?

    Luciana é das minhas. Muito boa. Vou ensinar isso pras minhas filhas.

    ResponderExcluir
  4. hahahahaha, vou construir um altar pra sua mãe e outro pra sua amiga, Renata!

    ResponderExcluir
  5. Renata, vc acertou! hahahahaha, muito esperta. Minha professora foi a Elisabeth. Será que eu que tô maluca e não estudei com a Lu na quarta? É pq ela me disse que sentava em duplas e eu me lembro que estudava na sala depois do banheiro dos meninos e sempre achei que era a única sala onde a gente sentava em dupla.

    Suzana, Bruna quer dizer morena e o nome da menina quer dizer o contrário disso. ;)
    Olha, ensina mesmo, queria que a minha mãe tivesse me ensinado a ser assim. Ou ela ensinou e eu queria ter aprendido, não sei.

    Patricia, não é? eu queria aprender com elas...

    ResponderExcluir
  6. Já tive umas Brunas na minha vida... Mas eu não era esperta como a Lucioana... Voltava pra casa chorando...

    ResponderExcluir
  7. Dona Encrenca, eu acho que o número de Lucianas é limitado por geração. Pra elas não dominarem o mundo...

    ResponderExcluir