domingo, 3 de dezembro de 2006

Bolo de banana

125 g de manteiga
1 xícara de chá de açúcar
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo (175 g)
1/2 xícara de leite
mais ou menos 4 bananas prata

Bata a manteiga e o açúcar até obter um creme. Junte as gemas uma a uma, sem parar de bater. Retire da batedeira, peneire sobre esse creme a farinha de trigo e o fermento, alternando com o leite. Misture as claras em neve.
Despeje um pouco da massa em uma forma untada e enfarinhada, coloque metade das bananas cortadas ao comprido. Ponha mais massa, mais bananas, mais massa e polvilhe açúcar com canela. Asse em forno médio (180°) por aproximadamente 35 minutos.

11 comentários:

  1. Eu tenho uma receita igualzinha só que é com maça. É tudo! Essa semana vou tentar com banana (adoro banana).

    ResponderExcluir
  2. A Karina "leu" os meus pensamentos - esse tipo de bolo fica uma delícia com banana, maçã, que são frutas que ficam maravilhosas assadas. Ah, com pêra deve ficar tudo também!

    Renata, que legal vc ter postado uma foto com ele cortadinho, legal pra gente ver o recheio da banana, que delícia!!

    ResponderExcluir
  3. Karina, eu não gosto muito da fruta, mas como qualquer coisa feita de banana. Minha avó faz um daqueles doces que levam horas no fogo e todo mundo sai no tapa por um potinho.

    Patrícia, só tirei foto dele cortado por sua causa! Porque eu falei do bolo aqui e você perguntou onde tava a foto, aí eu corri na cozinha pra fotografar, mas já tinha quase só metade do bolo, rs.

    Nossa, verdade, o de maçã deve ficar muito bom tb!

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de bolo de banana nem do doce...nem a fruta eu gosto de comer, me enche, mas esse ficou com uma cara de gostoso, que deu até vontade. Mas achei a receita meio 'trabalhosa',rs, se não, até poderia tentar com maçãs.Esse negócio de ter que bater as claras separadamente...me dá preguiça só em pensar...

    Mas por falar em receita, naqueles pãezinhos, como faz pra colocar o recheio,já que eles ficam moles?nem dá pra cortar, dá?faz dias estou com vontade de fazer esses pães, mas cada hora falta uma coisa...

    ResponderExcluir
  5. ahhhh, bananada eu adoro! esse bolo fica gostoso, sim. mas eu acho que ele funciona com qualquer massa de bolo. essa é a receita que a minha mãe usa, mas eu desconfio que qualquer uma dê certo, até as massas de caixinha. não precisa bater as claras em neve, eu acho que ela faz assim pro bolo ficar mais levinho...

    A massa fica bem molinha mesmo. abre na mão ou num balcão, põe o recheio e fecha, moldando tipo uma massinha de modelar. não dá pra fazer nenhum desenho com ele nem nada...

    ResponderExcluir
  6. Vou tentar fazer o pão... tenho que sair pra comprar o que falta de ingrediente pela manhã,pq tem chovido direto no período da tarde. Mas abre com o quê?com um rolo ou algo assim?não repara, que o ser aqui não é nenhuma expert na cozinha, ainda mais em se tratando de pão.

    Mas tb tudo o que sua mãe faz, deve ficar bom... agora eu, sou aprendiz de aprendiz, de aprendiz de cozinheira meia-boca ainda por cima, hehehe;mas gostei dessa receita por causa da massa,acho que a margarina a deixa com aquela textura.

    ResponderExcluir
  7. minha mãe cozinha muito bem. mas comida vegetariana ela não se sente muito à vontade pra fazer. ela não gosta de legumes e verduras, tá sempre tentando esconder o sabor deles...

    ResponderExcluir
  8. Fui tentar fazer aqueles pãezinhos,mas não deu mto certo.... fui ver o fermento que tinha aqui,e ele tava estragado... aí fui atrás de outro, e nada; não achei em mercado algum; hj passei até num supermercado enorme que fica no shopping, e tb não tinha. Bom, daí que fiz com aquele fermento em pó, seco, e.... não ficou anda bom; não ficou com aquela consistência mole depois de assado; pelo contrário,ficou duro;será que foi o fermento errado? ou eu não levo mesmo jeito pra padeira??? isso me desanima, pq nunca levei jeito pra fazer pão; mas esses pareciam tão fáceis. Só que não desisti, qdo encontrar o fermento em tablete, eu vou tentar fazer de novo; e aí, se ficar ruim de novo, já sei que foi minha mão...

    ResponderExcluir
  9. Jussara, eu acho que pode ter sido por causa do fermento, sim. Mas pode ter sido outras coisas. Até o tempo, se tá frio ou quente, influencia a massa.

    ResponderExcluir
  10. É, já me falaram que pão tem que fazer em dias de sol; e eu fiz com o tempo fechado mesmo, aqui tem chovido direto, tá mto úmido; qdo eu encontrar o fermento, vou tentar fazer de novo num dia de sol(se é que ele vai voltar este ano :(

    ResponderExcluir
  11. é, acho que quando tá chovendo a massa não fica muito boa. com a pizza do meu pai acontece...

    ResponderExcluir