quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

o pior de Páginas da Vida

  • Marta vira a grande vilã depois de brigar com a filha que volta grávida da Europa.
A menina tava lá na Holanda, estudando e tendo tudo pago pela mãe, que sustentava a casa sozinha, aqui no Brasil. A menina fica grávida, não conta pra família, e resolve voltar ao Brasil pra ter os filhos. Sem emprego, sem plano de saúde, sem ter concluído o curso que a mãe pagou. A mãe tem um chilique e todo mundo passa a acreditar que a errada da história é a mãe. Que mãe não ficaria do lado de uma filha grávida? Quem é incapaz de se emocionar com o maravilhoso milagre da vida? O pai bonzinho defende a filha. Ele, que não sustenta nem a si mesmo, acha bonito que ela esteja grávida e dá seu apoio (apenas moral, porque o financeiro sobra pra mãe). A filha é tão boa, mas tão boa, que decide dar nomes de santos aos filhos.
  • Sandra é uma vagabunda. Seduziu o filho do patrão e fez um aborto.
Sandra é a filha da empregada, criada como parte da família. Sem direito à herança, mas parte da família mesmo assim. A família até deu à Sandra o direito de morar dentro do casarão, e não na casinha dos empregados, veja que anjos! Sandra e o filho do patrão resolveram fazer sexo quando eram mais novos. Nada de errado nisso, né? Afinal, pra que serve uma empregada gostosa, se não pra trazer cafezinho e iniciar sexualmente o filho do patrão? O problema é que Sandra é uma vagabunda. Não queria só sexo. Queria namorar, casar. Um absurdo. Quando ela fica grávida, faz um aborto. Que vadia. Fez um aborto aos 18 anos. Com certeza família ficaria mais feliz se ela tivesse exigido se casar com o filho do patrão.
  • Tide é um homem bom para os empregados, uma alma iluminada.
Ele toma seu lanchinho na cozinha. Ele exige que as filhas da empregada estudem. Ele paga escola, faculdade, o que for. Ele dá conselhos pra empregada sobre como criar suas filhas. E, se ela não aceita, ele diz "Deixe ela estudar. Você quer ser demitida? Não? Então, faça o que eu estou dizendo." Ele é tão bom, mas tão bom, que usa a autoridade que tem pra educar os pobres que trabalham pra ele. Não importa se ele faz isso ameaçando uma pessoa de demissão. Os fins justificam os meios. Os empregados não são inteligentes o suficiente pra tomar as próprias decisões. Empregado não precisa ter autonomia intelectual com um patrão bom como esse.
  • Apenas pessoas de coração ruim decidem abortar.
Em Páginas da Vida, ao contrário da vida real, fazer um aborto é uma decisão fácil. Nenhuma personagem sofre com essa decisão. Nanda, a grávida sem lenço nem documento, resolve não abortar e vira praticamente uma santa. O que importa se ela mentiu durante meses pra família? Ela não quis abortar, deve ser um anjo que veio parar por engano aqui. Alice, a noiva megera, anuncia a quem tiver ouvidos para ouvir, que fez um aborto. E não se arrepende. Nenhum sofrimento por ter tomado uma decisão difícil como essa é mostrado. Se Alice fez um aborto e não se arrepende, ela é má. E não merece o Léo, que é bom, apesar de ter abandonado a namorada grávida depois que ela se negou a fazer o aborto que ele queria. Agora ele é bom, aborto nunca mais. Sandra fez um aborto. O patrão descobre. Apesar de não ter nada com isso, ele resolve se meter onde nunca foi chamado. Reúne Jorge, o responsável pela gravidez de Sandra e os pais dela. Conta a eles que Sandra fez um aborto, mesmo isso tendo acontecido quando ela já tinha 18 anos. A história do aborto aconteceu há uns 47 anos, mas o patrão faz Jorge pedir perdão. Não a Sandra, Sandra não tem caráter pra perdoar ninguém. Ele faz Jorge pedir perdão aos pais de Sandra, que também não tinham nada a ver com a história, mas foram parar ali provavelmente por medo de demissão.
  • Simone x Thelminha: a mulher ideal para Jorge.
Jorge conheceu Simone no começo da novela. Os dois perderam contato. Cinco anos depois, eles se reencontraram. Mas o amor continuava lá. Simone é moderna, usa pomada no cabelo curtinho, mora sozinha, não gosta de namorado grudento, acha que eles têm que ir com calma no relacionamento. Jorge está apaixonado, quer casar. Ele acha que Simone é a mulher ideal para ele. Até que Simone resolve sair do Brasil por seis meses a trabalho. Jorge, coitadinho, não agüenta ficar longe de Simone por seis meses. E, mesmo sendo rico, ele nem cogita a possibilidade de namorar à distância por seis meses. Jorge precisa de uma mulher ao lado dele o tempo todo. É quando ele começa a notar Thelminha. Reparou que a Simone é Simone e a Thelma é Thelminha, né? Thelminha é irmã de Sandra, ao contrário da irmã, é a filha boa da empregada. Ela não quer ser parte da família, só quer estudar e trabalhar. Ela passa a servir à família de Tide, mesmo que nunca se tenha mencionado assinar carteira e direitos trabalhistas. De acordo com o que o telespectador sabe, Thelminha é uma escrava. Trabalha em troca de casa e comida. Thelminha sabe cozinhar, mora com os pais e, claro, é virgem. Quando ela se oferece a Jorge, ele recusa. Ela não merece uma desonra desse tipo. Sexo com Thelminha, só depois do casamento. Com Simone, a mulher independente que trabalha, ele achava normal fazer sexo. Com Thelminha, ele precisa de uma bênção do Papa. Simone, a personagem com o cabelo mais legal da novela, vai terminar a novela sozinha, casada com o trabalho. Que atrevimento, preferir investir no trabalho em vez de largar tudo e casar com Jorge. Thelminha também quer estudar e trabalhar, mas não faz disso uma prioridade, então merece Jorge.
  • Olívia, a cheia de virtudes.
Olívia foi traída pelo marido com a artista apoiada por ela. Olívia fica magoada, acusa o marido de ter sido desleal, diz que nunca exigiu fidelidade, só sinceridade e essa coisa toda. Muito equilibrada, muito profissional, continua trabalhando com Tônia, a amante do marido. Quando o romance de Tônia e Sílvio esfria, Olívia até tenta juntar a própria irmã e Sílvio. Então, Olívia conhece Léo, o canalha disfarçado, e resolve lutar com ele pelo direito à guarda do filho que ele rejeitou há anos. Olívia e Léo se apaixonam. Ou só querem se pegar, isso não ficou muito claro. Como a noiva de Léo é uma megera, Olívia não acha que ela mereça lealdade ou qualquer coisa desse tipo. Viaja com Léo sem culpa, porque quer ser feliz e acha que ele merece ser feliz. Alice, a noiva megera, não pode fazer Léo feliz. Afinal, ela já fez um aborto e é fútil. Léo é um coitado e Olívia é sua salvação.
  • Isabel, a amante por acaso.
Isabel conheceu Renato no casamento dele. Ela se apaixona por ele. É um amor platônico, até que ela descobre que ele também quer se pegar com ela. Renato começa a telefonar para Isabel e aparecer na casa dela. Casou obrigado, porque a namorada estava grávida. Renato é profundo, fotografa sofrimento, miséria, fome. A esposa de Renato não é boa o bastante pra ele. Ela é rica, ela é fútil, ela tem um cabelo sempre lindo. Isso dá a Renato o direito de querer ficar com Isabel, mas nunca se separar. Isabel dá corda, atende os telefonemas, se encontra com Renato. Mas acredita mesmo que não é amante dele. Afinal, nunca houve sexo. Traição só existe quando há sexo, né? Dar corda para o marido da mulher que quis se tornar sua amiga não é traição. O errado é apenas ele. Ela nunca fez nada além de conversar e pensar no quanto seria legal se ele se separasse. Ele nunca fez nada além de reforçar que a esposa é uma chata e fútil, ele é um ser profundo, ele e Isabel merecem ficar juntos. Durante anos ele reforçou isso, mas nunca pensou em ser sincero e se separar.

13 comentários:

  1. Adorei!!! O Manoel Carlos deveria ler isso. Quem sabe ele acertava na próxima novela...

    ResponderExcluir
  2. Renata,

    Vc descreveu exatamente o que penseo - e acho que muita gente também.
    A novela é patética e faz tempo que não vejo mais, só umas zapeadas (ando viciada no Discovery Travel and Living, tem uns programas de comida bárbaros).

    O Manoel Carlos é muito hipócrita, careta e pra lá de misógeno, um palhaço mesmo.

    Sempre falei pro meu marido que eu estava do lado da Marta no começo da novela.

    ResponderExcluir
  3. sério, manda isso por e-mail pro manoel carlos! haha

    eu nunca vejo um capítulo inteiro, sempre pego o bonde andando, mas adorei!

    "Ela passa a servir à família de Tide, mesmo que nunca se tenha mencionado assinar carteira e direitos trabalhistas. De acordo com o que o telespectador sabe, Thelminha é uma escrava."

    ótimo!

    ResponderExcluir
  4. Karina, eu sempre tenho esperança que ele melhore na próxima novela, mas ele sempre piora, né?

    Patricia, eu tb acabo não assistindo a novela (caí morta de inveja agora pq não tenho o Travel and Living aqui), mas eu poderia zapping for a living, acabo pegando umas cenas. Ele é tudo isso que você falou. É uma caretice de dar dó e a misoginia de dar raiva! só tem mulher nas novelas dele e todas são horríveis. as mocinhas são mocinhas pq são incapazes e as vilãs são vilãs pq têm opinião, trabalham e fazem sexo.

    Nós somos as únicas defensoras da Marta então. Agora vai ficar louca, né? Vai ficar louca de sustentar um bando de gente que não faz nada por ela.

    Xíntia, alguém precisa defender a Simone. Uma pessoa com um cabelo legal daquele não pode ser injustiçada. Espero que voltem a deixar o cabelo legal, por falar nisso.

    Renata P., hahahaha, será que ele lê e-mails? Mas a Thelminha é uma escrava ali, né? Nunca falaram em pagamento com ela, só em pagar a faculdade pra ela. Por que não dão um salário maior e deixam que ELA pague a própria faculdade? Eu tb nunca vejo um capítulo inteiro. Primeiro pq fico zapeando mesmo. Segundo pq MORRO de raiva, não consigo assistir por muito tempo...

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca pensei que alguém pudesse superar Glória Perez em termos de textos loucos, cafonas, pobres e preconceituosos (ne verdade ela nem é tudo isso, coitada), mas ele conseguiu. Pior novela ever. Eu nem consigo assistir mais. Odeio tudo isso aí que vc falou e também todo o resto. Não vejo a hora de acabar e dar lugar pro meu amado Gilberto Braga. Ai, ai.

    ResponderExcluir
  6. oieeeeeeeeeee... tava procurando no google sobre a simone.. pq perdi o capítulo hj e fikei sabendo q eles terminaram.. nossa.. simplesmente AMEI suas colocações... concordo plenamente... inclusive faço parte de comunidades no orkut q falam sobre novelas (adoro esse assunto\o/) e sempre fiko INDIGNADA com o fato de torcerem tanto pra "Thelminha"... sinceramente ela eh AMANTE... ou seja.. vagabunda... e ponto final.. e a simone coitada... ninguém nem nota q ela tah sendo enganada???? sobre os demais comentários também concordo com todos.. eh bom saber que mais gente nota que existe HONESTIDADE no mundo.. e que essa novela incentiva o CHIFRE msm.. soh pode... pq o Leo pega a Olívia eh LINDO neh... muuuuuuito romântico... traição.. q isso??? hauahaua... fiko grande.. mais tava com isso engasgado.. hehehehe.. vlw pelos comentários... eh isso aeeeeeeeee...

    Bjuxxxxxxxxxxxx...

    Mona Vick

    ResponderExcluir
  7. Tinha escrito um comentário enoooorme ontem, mas fechei todas as páginas SEM salvar, antes de sair; nem me toquei :(
    Agora estou com preguiça de escrever tudo de novo. Eu não concordo com tudo, mas vou ficar quieta, pra não perder minhas balas de tamarindo, hahaha.
    Acho que a Simone é minha personagem preferida, o que eu quero ser qdo crescer e qdo chegar à idade dela, rs; bonita, descolada, inteligente, independente... merece algo melhor que o Jorge. E poxa, como alguém que "esperou"(gostando) de uma pessoa por 5 anos, não pode esperar 6 meses? como vc falou, ele é rico, pode ir pra NY todos os fds se quiser. Blargh!
    E a Olívia, além de ser cheia de virtudes, é uma obsessiva!quer tudo o que era da Nanda!!acho que ela é meio psicopata...

    Poxa, tb não vi ontem,perdi o fim do relacionamento. Como foi?o que o Jorge falou?ela chorou?

    ResponderExcluir
  8. Suzana, as novelas da Glória Perez são uma maluquice só, mas acho que não ofendem tanto. Essa novela foi o fim do Manoel Carlos pra mim. Já anunciou tanto a aposentadoria, tá na hora de cumprir. Já tá na idade de ir curtir umas férias eternas em Caxambu...

    Mona Vick, o que me incomoda nem são as traições em si, mas como elas são usadas pra julgar caráter de personagem, que é uma coisa que eu detesto.

    Jussara, acho que todas nós queremos ser a Simone. Sem um mala como o Jorge ao lado. Vc viu que a Olívia vai terminar a novela grávida de gêmeos? Gente, quem acha normaaal? Eu não vi o fim do namoro, já foi??

    ResponderExcluir
  9. Nossa, não sabia que era de gêmeos...
    ainda bem que não vai dar pra chamá-los de Clara e Francisco...

    O fim do namoro foi na sexta, mas não vi.

    ResponderExcluir
  10. hahahaha podiam chamar de clara II e francisco II, né? aí chamavam de segundinha e segundinho, acho que ia ficar coerente.

    ah, eu tb não vi o fim do namoro... :/

    ResponderExcluir
  11. Aqui em Portugal a novela ainda nao acabou, mas concordo com algumas das coisas que foram ditas. A mim irrita-me ver a novela e saber que o jorge vao ficar com a thelminha! Se ele gostava assim tanto da simone, nao podia esperar 6 meses?Ou ir visita-la?Por favor, se é assim a simone é que merece melhor do que ele. se é assim ele nao merece uma mulher linda, inteligente e que tem outros sonhos alem do amor deles como ela. Não percebo, porque é que uma mulher assim acaba sozinha? Dá a ideia que quem ama realmente nao pode sonhar com mais nada! Por favor! Acho muito bem que as mulheres alem do amor cuidem da carreira, e que tenham personalidade! A escrava thelminha.. Sinceramente.. Foi uma das grandes falhas da novela a meu ver!

    ResponderExcluir
  12. Ninita, não estraguei o final da novela pra vc não, né? :)
    Essa história do Jorge e da Simone pra mim foi o fim mesmo. O erro dela foi não querer viver pra ele, horrorrr! se ele pelo menos penteasse aquele cabelo... hahahaha

    ResponderExcluir