quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Meu plano pro almoço era fazer a farofa de cenoura da Patricia e comer com uma PVT refogadinha. Só na hora do almoço eu me toquei que não tinha cenoura, então resolvi fazer panquecas de palmito.

Fiz a massa das panquecas e enquanto ela descansava fui abrir o vidro de palmito. Cara, fiquei muito tempo tentando abrir e xingando todos os palavrões que eu conhecia. Primeiro eu tentei abrir usando toda a força do meu corpo. Era bem óbvio que eu não ia conseguir, e não consegui. Então esquentei água e mergulhei a tampa do vidro. E tentei abrir usando toda a força do meu corpo, contando com a dilatação da tampa. Não deu certo.
Daí eu fui pesquisar no Google. E vi que eu devia colocar uma colher entre a tampa e o vidro e tentar separar, até ouvir um estalo. Tentei com uma colher, com uma faca sem corte, até com uma faca de quando eu era criança, e perdi alguns minutos me perguntando o que uma faca de quando eu era criança (tem uma baleia desenhada!) tava fazendo na gaveta de talheres do dia-a-dia. Eu usei colheres, garfos e facas de três faqueiros diferentes, sem sucesso.
Nesse ponto eu já tava bem desesperada, tava quase deslizando até o chão pela parede, chorando. Então eu peguei a maior faca que eu encontrei. E me conformei com a possibilidade de perder um dedo ou até a mão inteira tentando abrir um vidro de palmito. Perco a mão, mas como o palmito. E deu certo. E eu nem perdi dedos nem nada. A vida é bela.

Enfim, a receita do recheio de palmito. Ó, é o mesmo recheio que a minha mãe faz pro empadão dela. No trabalho dela as pessoas brigam pelo empadão. E é a comida que ela mais faz como presente.

4 colheres de azeite
4 dentes de alho socados
1 cebola picada
2 vidros de palmito picado
1/2 xícara de azeitonas verdes
salsinha
1/2 copo de leite
1 colher de sopa de farinha de trigo
extrato de tomate

Achei a receita assim, sem instruções nem nada, só os ingredientes. Eu fiz assim: refoguei o alho e a cebola no azeite, acrescentei o palmito picado e o leite com a farinha diluída nele. Mexi no fogo até engrossar e acrescentei o extrato de tomate.

Fiz meia receita, porque essa receita dá bastante recheio. Com meia receita eu fiz sete panquecas bem recheadas.

Recheei e enrolei as panquecas (essa é a parte que eu acho mais divertida), cobri com molho branco e queijo parmesão e levei ao forno só pra gratinar.


durante toda a minha luta pra abrir o vidro de palmito, meu irmão estava em casa, dormindo. sendo o raio de luz que eu sou, não quis acordar e pedir pra ele abrir o vidro pra mim.

9 comentários:

  1. Devia ter tacado no chão. Tão mais rápido....

    ResponderExcluir
  2. Seu lugar no céu tá garantido, por não ter chamado seu irmão, junto ao pessoal da Renascer ,ahuahuahua.

    Nunca abri um vidro de plamito, o último que comprei, abriu sozinho: caiu e quebrou... agora quero até comprar outro pra ver se dá tanto trabalho mesmo ou se vc precisa começar a musculação amanhã!

    Ficaram com umas caras ótimas as panquecas!!

    ResponderExcluir
  3. E vc não tem dó de colocar molho branco, hein? qtas calorias aproximadas será que cada uma tem? e qtas vc comeu?¬¬

    ResponderExcluir
  4. gui, hahahahaha, é uma maneira muito agradável de morrer... comer palmito com vidro.

    Jussara, hahahahaha, tô dispensando a companhia da bispa e do apóstolo, mas eu sou mesmo um anjo por não chamar meu irmão.

    ó, eu sou fraca, mas o vidro é super bem fechado, senão não tinha site ensinando a abrir!

    cara, eu tenho esse problema com molho. adoro, coloco um monte. nem consigo pensar em quantas calorias tinha cada umas tô confiando no palmito, que é bem pouco calórico. eu comi 1 e meia!

    ResponderExcluir
  5. Agora, sério mesmo, admiro pessoas que respeitam o sono alheio.

    Vc faz panquecas grandes? aqui em casa só tem frigideira pequena, então faço da pequena, que é bem ruinzinha de enrolar;e apenas uma e meia da pequena, não me sustentaria,hohoho.

    Ahahaha, confiar no palmito pq é pouco calórico, é ótimo.

    Por falar nisso, tive que comprar outro vidro, pq os que tinham aqui, alguém comeu... daí que na hora de abrir dei daus batidas na lateral, como sempre faço pra abrir vidro de azeitona, e nada;então parti pro cabo da colher, e dei uma empurrada na tampa; rapidinho fez o estalo, o ar saiu e abriu...mole, mole.

    ResponderExcluir
  6. Renata,

    Além de ter a-do-ra-do o link fofo pro meu blog, rolei de rir da tua briga com o vidro...

    Eu tenho uma chave de fenda - sim, um chave de fenda, vc não está lendo coisas - na gaveta da cozinha que me serve para duas coisas: apertar os cabos das panelas quando começam a bambear e ABRIR VIDROS DE PALMITO E AZEITONA. Faço essa tática aí do Google, do estalinho, e dá super certo. Mas tem que ser com a minha super chave de fenda. Com colher e afins não rola.

    Vou te dizer, viu, essa sua panquequinha de palmito me deu água na boca, sou doidinha por palmito!

    ResponderExcluir
  7. Jussara, faço de uns 15cm de diâmetro, pra enrolar foi fácil. mas normalmente quando eu cozinho vou perdendo a fome e quando tá pronto não como muito, já cansei da comida.

    Patricia, eu acho super normal vc ter a chave de fendas na cozinha, já que o meu irmão mantém uma faca na mesa do computador pra abrir a cpu.
    Eu tb adoro palmito, adoro! Engraçado que eu não gostava, mas eu não gostava de muita coisa antes de virar vegetariana. Minha mãe compra direto de um produtor que vende pra uma churrascaria bem famosa aqui do Rio. Não é sempre que ela consegue comprar com ele, mas quando compra... é aquele palmito de churrascaria, enorme e desmanchando de tão macio...

    ResponderExcluir
  8. Eu tb quase não como qdo cozinho,pq vou beliscando durante o processo; um saco. E tb não sou mto fã da minha comida :(

    ResponderExcluir
  9. eu não gosto muito de comer sozinha, nem de cozinhar só pra mim, perco metade da empolgação...

    ResponderExcluir