segunda-feira, 27 de novembro de 2006

O hambúrguer de soja perfeito!


Oi, gente. Deixa eu explicar uma coisa. Eu não criei esta receita. Eu só fiz e publiquei a receita da Revista dos Vegetarianos nº 2, como informado aqui embaixo. Eu não testei a receita de outras formas. Eu só fiz a receita exatamente como descrevi abaixo. Infelizmente, não sei informar nada sobre variações, mudanças de ingredientes, diferenças em medida. ;)



Então, assim, antes de responder e-mails, comentários, antes de postar as fotos do bolo de amendoim e do de banana, eu pre-ci-so mostrar uma das coisas mais gostosas que eu já comi. Hambúrguer da Sadia? Da Perdigão? Pfff. Sai dessa.

Eu ouvi dizer que todo vegetariano tem uma receita de hambúrguer. Nem precisa ser de soja, pode ser de grão-de-bico, lentilha, ervilha, abobrinha, berinjela, abóbora. Eu ainda não tinha receita de hambúrguer. Comprava pronto.

Só que aqui onde eu moro é difícil achar o que eu gosto, da Sadia. E eu gosto bastante de hambúrguer. Então achei que tinha chegado a hora. E achei uma receita que me pareceu legal, porque era bem temperada. Tirei da Revista dos Vegetarianos nº 02. Aliás, recomendo total a revista. Tem muita informação e receitas ótimas.

Gente, o nome devia ser The Ultimate Soy Burger. Não preciso de outra receita. Vou guardar essa receita num cofrinho. De-lí-cia. Meus pais, que só sabem comer carne, adoraram. Olha, até meu pai, que torce o nariz pra soja quis um.

As fotos não tão boas, porque quando eu vi que tinha ficado bom, fiquei frenética. Mas o próximo que eu fizer eu fotografo direito e substituo a foto.

A receita:
250 g de PVT fina
2 cebolas pequenas raladas
3 dentes de alho ralados
1 colher de café de curry
1 colher de chá de açafrão
5 colheres de sopa de orégano
10 colheres de sopa de óleo
22 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de manjericão
sal e pimenta do reino a gosto

Hidrate a PVT. Adicione todos os ingredientes, com exceção da farinha de trigo. Mexa bem e, aos poucos, coloque a farinha. Se a massa não estiver com liga suficiente, adicione mais farinha de trigo e forme os hambúrgueres. Você pode assá-los numa forma untada ou, se preferir, numa frigideira com um pouco de óleo. Também é possível congelá-los. Eles duram até seis meses.

Rende 12 hambúrgueres.

Escrevi a receita exatamente como está na revista. É isso mesmo. Não leva ovo pra dar liga. É uma receita vegan e muito fácil de fazer. Pra mim, 22 colheres de farinha de trigo foram pouco. Não sei se foi porque eu botei limão na PVT, um truque que me ensinaram, pra cortar o gosto de soja. Pode ser vinagre também. Tive que colocar bem mais farinha até dar liga. Eu usei a PVT escura. Antes de fritar, o hambúrguer fica amarelinho, por causa do açafrão. Depois, fica dessa cor da foto.

Além de ser delicioso, esse hambúrguer me deu esperança. Porque, se nada mais der certo na minha vida, posso fazer hambúrguer de soja pra vender. Ho ho.

Oi, gente. Deixa eu explicar uma coisa. Eu não criei esta receita. Eu só fiz e publiquei a receita da Revista dos Vegetarianos nº 2, como informado aqui em cima. Eu não testei a receita de outras formas. Eu só fiz a receita exatamente como descrevi acima. Infelizmente, não sei informar nada sobre variações, mudanças de ingredientes, diferenças em medida. ;)

21 comentários:

  1. Deve ser bom! Uma vez eu comi um que tinha muito coentro na receita, achei que aquilo estragou o hambúrguer...

    ResponderExcluir
  2. eu não gosto muito de coentro.
    esse fica muito gostoso, o sabor é suave, mas dá pra sentir o tempero, mesmo assim.

    a receita rendeu bem mais que 12 hambúrgueres, acho que nunca mais vou comprar pronto.

    ResponderExcluir
  3. Parece bom mesmo!PVT é o mesmo que PTS? eu só não curto mto o açafrão, acho que não vou colocar qdo for fazer; aliás, ele ficou com uma cara beeem melhor do que o da Sadia(não conheço o da Perdigão); aliás, nem sei se o da sadia(sadia?) é de soja mesmo, pq não tem gosto; às vezes parece que é de ovo :D; aliás-2, vou parar de comprar produtos de soja da Sadia ,pq já li umas coisas horroooorosas sobre ela, de pessoas que moram lá em Concórdia, onde fica o açougu...digo, fábrica. Se o meu der certo, eu tb nunca mais vou comprar pronto. U-hu!!rs.

    ResponderExcluir
  4. PVT é o mesmo que PTS, é a proteína se soja. só muda o nome, proteína vegetal texturizada e proteína texturizada de soja.

    eu gosto mais do da sadia do que do da perdigão. o da perdigão acho mais seco. mas aqui onde eu moro é muito difícil achar o da sadia.

    minha cunhada mora perto de uma fábrida da sadia, ou da perdigão, não sei. nem é no mesmo bairro, mas ela diz que o cheiro é insuportável.

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca comi o da perdigão, pq nunca encontrei. O da Sadia só encontro em grandes supermercados; traduzindo: supermercado de rico, rs.

    Mas agora que vou aprender a fazer esse, ela vai dançar. Gostei mto da textura dele, e pela foto parece que ficou bem 'frito' tb; eu não gosto mto de hambúrgueres pq eles acabam meio que esfarelando, esse de soja da Sadia, principalemnte; gosto de hambúrguer do jeito que ficou esse seu, bem firme e bem frito.

    E o que achou de temperar a carne com limão? fica mto melhor, não?

    Imagina, não é nem no mesmo bairro e dá pra sentir o (mau) cheiro?que horror! aqui onde eu moro tem uma carnificin..., digo, fábrica da sadia tb, mas fica num local afastado de residências; mas a atmosfera do lugar é péssima.

    ResponderExcluir
  6. E por falar em soja, preciso contar isso: ontem - chegou o fim de tarde e foi me dando aquele ôco no estômago; eu estava no centro, perto de uma padaria que tem(ou ao menos tinha) uns salgados(e doces tb) , deliciosos; aí entrei e perguntei pra atendente se tinha algum salgado que não tivesse frango nem presunto(carne eu sabia que não tinha); aí ela falou: "não, só tem croissant de frango, de presunto e queijo, e esfiha de frango e presunto e queijo e blá blá"... (ãhn??eu tinha perguntado se tinha algum que NÃO tinha, e não os que tinham); falei: "não tem SÓ de queijo?" ela: "não; ah, tem sanduíche natural, mas é de frango, mas vc não gosta de frango , né?"; tipo , pelo tom de voz dela, como se "não gostar de frango" fosse um defeito meu. Ai meus sais; como assim, não gosto? em algum momento eu falei que não gostava? deu vontade de falar: "não é que eu não gosto, eu não como, é diferente!!" Bom, qdo eu perguntei se não tinha algo SEM frango ou presunto, eu pensei em algum salgado com palmito ou algo assim, como costuma ter num quiosque no shopping; e se era pra ela repetir o que eu já sabia, eu não teria nem perguntado; aliás, não teria nem entrado. Mas o pior ainda está por vir: nessa hora entrou um homem querendo pão de queijo; aí qdo eu vi os pães, acabei me resignando em comer aquilo, que não era bem o que eu queria,mas na hora da fome, vale tudo; falei pra ela que ia querer uns tb; e sabe o que a megera falou? "invejoooosa"; é , assim mesmo, prolongando o som do "o"; putz, quase que eu falei: fica com seu pão de queijo e engole; que desaforada! me conhece por acaso pra saber o que eu sou ou deixo de ser?gente sem noção; nessa hora que dá vontade de esquecer as boas-maneiras e descer a lenha numa criatura dessa, ou no mínimo reclamar pro dono da padaria, que é quem fica no caixa e não tem uma cara mto amigável;mas não, não quis acabar com o emprego da coitada;pois é isso que ela é, e uma ignorante tb. Cada vez me indigno mais com as coisas horrorosas que tenho que ouvir pelo simples fato de não comer carne; é, pq se eu comesse frango, teria comprado o croissant numa boa e não precisava ter ouvido um "elogio" desses, de uma pessoa que eu nunca vi mais gorda, e que não sabe o lugar dela, que é atrás do balcão atendendo aos clientes e respondendo às perguntas, e não emitindo opiniões que não lhe foram perguntadas, sobre uma pessoa que ela não conhece. Aff. Desaforo.
    Desculpe o aluguel, mas eu precisava externar isso; só um veg. compreende outro,rsrs.

    ResponderExcluir
  7. Jussara, a dica do limão é preciosa! Não ficou gosto nenhum de soja. Vou até usar a PVT pra outras coisas agora, sem medo. Obrigada!

    O hambúrguer da Sadia é meio mole mesmo, agora que vc mencionou...

    Nossa, foi o fim essa história do "invejooosa"! Outro dia eu tava falando no trabalho que meu irmão é muito fresco pra comer. E alguém falou "ah, mas isso é de família, né? vc tb é". E eu nem sou! Como de tudo, menos carne.

    ResponderExcluir
  8. Acho que algumas pessoas vêm ao mundo só para aborrecer a gente :(
    E é horrível ser acusada de uma coisa que vc não é,por uma pessoa que vc nem conhece.

    Isso de falarem que eu sou enjoada tb acontece, só por causa da carne, já que eu como de tudo tb. Mas geralmente falam assim: vc não come isso, não come aquilo. Darrrr.

    ResponderExcluir
  9. Ah, realmente o 'poder' do limão transforma a soja, nham. Soja sem ser temperada com limão, não dá. Não vejo a hora de tentar fazer esse hambúrguer.

    ResponderExcluir
  10. Jussara, eu não sei como alguém pode ser fresco comendo de tudo, menos carne. Eu como quiabo, adoro, não admito ser chamada de fresca. rs

    ResponderExcluir
  11. Pera, pera. PTS vem em forma de grãozinhos? Como se fosse carne mal moída? Se bem que estou quase desistindo de achar essas coisas aqui. Eu não sei o que as pessoas que gostam de soja ou são vegetarianas comem aqui. Juro.

    ResponderExcluir
  12. Ione, quando cozinha fica iguaaal carne moída.
    Ioooone, vc tá fora do Brasil, né? Olha, acho que a PETA faz uma propaganda super enganosa então, pq eles ficam falando de vários substitutos pra carne que não existem no Brasil. E eu aqui querendo provar um tofurkey!
    Vou procurar uns nomes nos guias deles pra vc ver se acha por aí. Achei que tivesse tudo...

    Olha só, com essa pts fina, fazendo um molho à bolonhesa, ninguém diz que é soja. o povo come e depois não acredita que não é carne!

    hahahahaha, pede pra sua mãe mandar pra vc! vai chegar aquela hora em que vc vai implorar por preparado pra pão de queijo da yoki, guaraná antárctica e leite condensado, né?

    ResponderExcluir
  13. Olá pessoal , ai vai uma dica sobre hamburguer de soja:
    www.sojamania.com.br vale a pena visitar e provar e um produto natural e saboroso.

    ResponderExcluir
  14. Gostei, deve ser bem gostoso mesmo. Eu tava procurando por uma receita mais simples, sem muitos tempetos e mais fácil de preparar.
    Gostei do blog!

    ResponderExcluir
  15. Parece otimo! adoro soja, jah testei varias receitas mas essa parece campeã! Acabei de fazer, já estao enformadinhos e guardados na geladeira! Dica: usem uma tampa de pote pra modelá-los, é só jogar a massa dentro, apertar e depois dar umas batidinhas. Ficam todos do mesmo tamanho :D

    :**

    ResponderExcluir
  16. Excelente. Fiz muitas receitas de hamburguer de soja e essa, sem comparação, foi a melhor. Pode usar a mesma receita para fazer almondegas.

    ResponderExcluir
  17. olá, deve ser uma delícia mesmo...experimente tb farinha de trigo integral e as vezes ponho tahine e fica uma delícia. Mas não faço frito, só assado.

    ResponderExcluir
  18. adorei
    mas quantos calorias tem esse hamburguer?

    ResponderExcluir
  19. Eu fiz com farinha de trigo normal, mas fico com muito gosto da farinah de trigo, tem algum modo de diminuir este gosto, ou mascara-lo um pouco? ou alguma outra opção para dar liga?

    ResponderExcluir
  20. Experimentei, acho que o gosto do orégano ficou um pouco demais para mim, usei a carne de soja média e deu liga muito bem! Da próxima vez tentarei menos orégano e talvez um pouco de pimenta e molho de soja, acho que ficará bom!

    ResponderExcluir
  21. Tinha que ser aquariana rs... Ótimo blog! Divertidíssimo!!

    ResponderExcluir